Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELGAR, GUNNAR GABRIEL ZABALA MELGAR | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-17T19:24:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-17T19:24:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA EM CACOAL-RO: MEMÓRIAS E RELATOS DE PROFESSORES DOS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO (1972-2010) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649759 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação aborda uma história do ensino de História local em Cacoal-RO (1972-2010), desde o período da formação do povoado, passando pela sua emancipação político-administrativa. A pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, tendo como eixo norteador a linha de Pesquisa 1 – Saberes Históricos no Espaço Escolar, com enfoque especial para o ensino da História na educação básica, desde os primeiros anos da vila de Cacoal. O estudo da educação escolar e do ensino de História ocorre no processo de colonização do hoje estado de Rondônia estimulado pela abertura da BR- 364 e as propagandas governamentais, na década de 1970. O assentamento de migrantes denominados colonos aconteceu através dos Projetos Integrados de Colonização (PICs), geridos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A propaganda e a criação de núcleos populacionais, promoveram intensos fluxos migratórios de populações sem-terra e sem trabalho ou com pouco capital, oriundas do Nordeste, Sul e Sudeste. Nesta perspectiva, surgiu o povoado que hoje corresponde à cidade de Cacoal, nas margens da BR-364. Como objetivos centrais de nossa pesquisa, temos o anseio de investigar o processo migratório nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000 no estado de Rondônia, mais especificamente na região do rio Machado (Cacoal); estabelecer um paralelo entre o ensino de história, as memórias coletivas e a formação identitária do povo cacoalense; e assim, sistematizar o resultado da pesquisa em material didático a ser trabalhado em sala de aula, pelos professores da disciplina de História de Rondônia. Começamos a pesquisa com uma revisão bibliográfica detalhada resenhando obras impressas e digitais, para conhecer o que já se sabe sobre a história e o ensino da história de Rondônia e de Cacoal. As principais fontes documentais foram relatos de cronistas, documentos dos projetos de colonização e da educação em Rondônia, os PPPs de escolas e os relatos orais obtidos nas entrevistas com os professores de História. E utilizamos a Metodologia da História Oral para obter os relatos orais dos professores. Entrevistamos seis professores da educação básica, que atuaram ou ainda atuam na rede pública do estado e/ou município. A contribuição desta pesquisa com a sociedade rondoniense foi o registro de memórias que trazem à tona os percalços que a disciplina História de Rondônia passou por três décadas, como a falta de materiais didáticos disponíveis, a sobrecarga de horas/aula e a baixa remuneração dos professores, para a melhoria do ensino desta disciplina. Nesta situação, muitas vezes, os professores complementam sua renda assumindo mais carga horária, em várias escolas. O resultado concreto desta dissertação, foi o Guia Didático – Cacoal: princípios norteadores para o ensino da História local, para auxiliar o (a) professor (a) que se proponha a enriquecer suas aulas de História local. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,6 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA EM CACOAL-RO: MEMÓRIAS E RELATOS DE PROFESSORES DOS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO (1972-2010) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Gunnar_Dissertao_ProfHistoria.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/649759/2/Gunnar_Dissertao_ProfHistoria.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons