ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL: O PROCESSO DE OCUPAÇÃO E COLONIZAÇÃO DO ARAGUAIA MATO-GROSSENSE E A FORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CANARANA-MT

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGUIMARÃES, PAULO ROBERTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-17T18:41:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-17T18:41:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL: O PROCESSO DE OCUPAÇÃO E COLONIZAÇÃO DO ARAGUAIA MATO-GROSSENSE E A FORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CANARANA-MTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649757-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de ocupação e colonização que deu origem ao município de Canarana-MT em uma região de fronteira e refletir como a História Local pode contribuir para um ensino de História mais democrático. Para efeito dessa pesquisa foi selecionado três grupos de sujeitos, cada um deles comungam de traços culturais distintos, são eles: os migrantes sulistas, vindos principalmente do Estado do Rio Grande do Sul; os posseiros que ocupavam áreas de terras no então município de Barra do Garças, onde na atualidade corresponde ao município de Canarana-MT e; o povo indígena da etnia Xavante que vivem há mais de dois séculos no território. A documentação utilizada para a análise foram relatos de memória publicados em livros impressos e disponíveis em gravação de áudio, recorremos também às fontes documentais encontradas no Arquivo Nacional, em versão online, e no arquivo que se encontra sobre os cuidados da Fundação Pró-Memória de Canarana, além de bibliografias que tratam da discussão relativas à pesquisa. Através dessa investigação, utilizando bibliografias e documentos, podemos conhecer mais a fundo o processo de ocupação e colonização do território que hoje corresponde ao Município de Canarana-MT, demostrando as contradições entre o discurso oficial, que se estabeleceu através das relações de poder e da identificação das resistências e tentativas de silenciamento. Essa análise, contribui para pensar o ensino de História, o primeiro contato que os estudantes têm com a História ensinada é nas escolas, geralmente ocorre pelo estudo da formação da cidade onde vivem, e, nesse processo podem ocorrem vários equívocos, dentre eles a simplificação do processo, apresentando apenas a versão oficial, construída a partir das relações de poder, mesmo que a as evidências de contradições estejam espalhadas nos espaços públicos e nas manifestações oficiais. Essa é uma realidade muito comum, principalmente nas regiões de colonização recente, nas cidades que se constituíram durante o aceleramento da expansão da fronteira. À medida que a pesquisa avançou, essas contradições, silenciamentos e disputas ficaram mais evidentes, portanto, demostrando que o uso de documentos durante a construção dos planos de aulas são uma opção para ampliar a compreensão sobre essas realidades. Trabalhar a História Local, através das fontes, suscita o interesse dos estudantes por discutir temas históricos em uma perspectiva de maior proximidade, ao mesmo tempo promove a democratização do ensino de História, oportunizando ouvir as vozes silenciadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,5 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL: O PROCESSO DE OCUPAÇÃO E COLONIZAÇÃO DO ARAGUAIA MATO-GROSSENSE E A FORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CANARANA-MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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