Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PORTELA, LUCIMARY DE HOLANDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-17T17:37:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-17T17:37:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ESCOLAR EM RONDONÓPOLIS-MT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649756 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho analisa o ensino de História e a educação patrimonial como instrumentos de reflexão para preservação da história local, valorizando assim a identidade dos múltiplos lugares de memória, que foram escolhidos a partir da relação dos nossos educandos com a sua própria memória. Para tanto, foram utilizados elementos teóricos que pudessem dar suporte à metodologia da educação patrimonial, tida como instrumento contínuo na prática pedagógica e que contribuiu para que os estudantes valorizassem a cidade como local de vivência e como patrimônio cultural afetivo. Desenvolvida com alunos do 1o ano do Ensino Médio em uma escola pública estadual no munícipio de Rondonópolis-MT, a pesquisa resultou em um produto detalhado no capítulo final: um site didático que busca apresentar lugares de memória a partir dos olhares de nossos sujeitos históricos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,1 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ESCOLAR EM RONDONÓPOLIS-MT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons