Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DE FREITAS, LEONCIO ALENCAR MATEUS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-17T19:58:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-17T19:58:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | MEMES QUE “FORAM LONGE DEMAIS”: REPRESENTAÇÕES E ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649745 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação, analisamos fontes relacionadas às datas históricas 19 de abril – o dia do Índio; o 15 de novembro – Proclamação da República e o 20 de novembro – o Dia da Consciência Negra para se ensinar História do Brasil no presente por meio de memes de Internet provenientes de blogs e sites. O nosso objetivo é apresentar um trabalho que contribua para um ensino de História mais crítico, democrático e cidadão. Os procedimentos teórico-metodológicos (pesquisa bibliográfica) utilizados neste estudo aportam-se em análises das representações sobre as datas históricas, dialogando com autores do campo da História das Tecnologias Virtuais – memética e Ensino de História. Como resultado das aulas no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA e da pesquisa para compor esta dissertação, produzimos um material pedagógico em formato de blog nomeado de BlogHistória, para utilizar os memes nas aulas de História na Educação Básica. Como resultado da presente investigação, concluímos que a escola pode e deve se adaptar às novas linguagens e demandas dos estudantes, contribuindo para uma educação mais plural, democrática e que incorpora os hábitos dos alunos ao ensino de História. Os memes de Internet se tornam importantes, mas não únicos, aliados do professor de História, contribuindo para o protagonismo dos estudantes no processo de construção do conhecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,9 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Título: dc.title | MEMES QUE “FORAM LONGE DEMAIS”: REPRESENTAÇÕES E ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertao_Leoncio_verso_final.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/649745/2/Dissertao_Leoncio_verso_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons