MEMES QUE “FORAM LONGE DEMAIS”: REPRESENTAÇÕES E ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE FREITAS, LEONCIO ALENCAR MATEUS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-17T19:58:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-17T19:58:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherMEMES QUE “FORAM LONGE DEMAIS”: REPRESENTAÇÕES E ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649745-
Resumo: dc.description.abstractNesta dissertação, analisamos fontes relacionadas às datas históricas 19 de abril – o dia do Índio; o 15 de novembro – Proclamação da República e o 20 de novembro – o Dia da Consciência Negra para se ensinar História do Brasil no presente por meio de memes de Internet provenientes de blogs e sites. O nosso objetivo é apresentar um trabalho que contribua para um ensino de História mais crítico, democrático e cidadão. Os procedimentos teórico-metodológicos (pesquisa bibliográfica) utilizados neste estudo aportam-se em análises das representações sobre as datas históricas, dialogando com autores do campo da História das Tecnologias Virtuais – memética e Ensino de História. Como resultado das aulas no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA e da pesquisa para compor esta dissertação, produzimos um material pedagógico em formato de blog nomeado de BlogHistória, para utilizar os memes nas aulas de História na Educação Básica. Como resultado da presente investigação, concluímos que a escola pode e deve se adaptar às novas linguagens e demandas dos estudantes, contribuindo para uma educação mais plural, democrática e que incorpora os hábitos dos alunos ao ensino de História. Os memes de Internet se tornam importantes, mas não únicos, aliados do professor de História, contribuindo para o protagonismo dos estudantes no processo de construção do conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,9pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Título: dc.titleMEMES QUE “FORAM LONGE DEMAIS”: REPRESENTAÇÕES E ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons