COLORADO DO OESTE-RO: ENSINO DE HISTÓRIA E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, SÉRGIO RICARDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-17T19:11:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-17T19:11:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherCOLORADO DO OESTE-RO: ENSINO DE HISTÓRIA E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649742-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em ensino de História da Universidade do Estado do Mato Grosso – PROFHISTÓRIA. A motivação para realizá-la está relacionada com as experiências vivenciadas pelo pesquisador em movimentos sociais e políticos relacionados aos temas juventude, cidadania, lutas por direitos e também com o exercício do magistério como professor de História da educação básica por mais de uma década no município de Colorado do Oeste, em Rondônia, onde aspectos referentes à cidadania, à Escola e ao ensino de História se fazem presentes. O objetivo geral desta dissertação é construir uma análise sobre a compreensão dos alunos da educação básica, tendo como foco estudantes dos terceiros anos do ensino médio de uma escola pública, no Município de Colorado do Oeste, sobre cidadania, e sua relação com o exercício de direitos, tendo como referência o modelo de democracia referendado pela Constituição Federal de 1988, em especial identificar qual a contribuição do ensino de História realizado na escola para tais compreensões. Como objetivos específicos buscou-se, através da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, uma melhor compreensão sobre o conceito de cidadania ao longo do tempo e sua relação com o exercício de direitos fundamentais dos seres humanos, bem como entender o papel da escola, e em especial, do ensino de História na formação do cidadão, além de possibilitar a elaboração de material didático com a finalidade de orientar professores da educação básica no planejamento de aulas de História em relação a formação para a cidadania. Como método, no decorrer da pesquisa, foi utilizada a pesquisa bibliográfica sobre a História da cidadania a partir de autores como Thomas Humphrey Marshall, Jose Murilo de Carvalho, Maria Victoria de Mesquita Benevides, dentre outros, em que foi possível compreender a relação da cidadania com sociedades pautadas no reconhecimento dos direitos dos indivíduos, em especial, o Estado Nacional contemporâneo e o reconhecimento, por parte deste, dos direitos civis, políticos e sociais dos seus cidadãos. A pesquisa bibliográfica também contemplou autores da Educação e do ensino de História como Paulo Freire, Miguel Arroyo, Selva Guimarães, Circe Maria Fernandes Bittencourt e Luís Fernando Cerri, no aspecto que fazem referência ao tema cidadania. Também foi realizada uma pesquisa documental em leis e diretrizes que regulamentam e orientam o ensino em geral, bem como o ensino de História na Educação básica. Documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Tais documentos contribuíram com a pesquisa, especificamente na compreensão sobre qual o papel da escola e do ensino de História para o exercício da cidadania apontado na Constituição Federal de 1988. Outra ação desenvolvida foi a realização de entrevistas com alunos do último ano da educação básica na escola Manuel Bandeira, com o objetivo de conhecer suas representações sobre o tema cidadania e sua relação com as vivências democráticas. A pesquisa, situada no campo da História local, pode ser classificada como uma pesquisa qualitativa, por considerar as experiências dos estudantes com o meio cultural e social em que estão inseridos, por valorizar suas representações sobre cidadania e suas categorias a partir das experiências existenciais e valores culturais. O constructo teórico da História cultural oferecerá referenciais para a realização da análise das narrativas coletadas em entrevista. No aspecto geral, os resultados da pesquisa possibilitaram compreender que os jovens têm uma percepção positiva sobre a democracia no ambiente escolar, permitindo-nos inferir que isto acontece tendo em vista as características da cultura escolar que os possibilita compreender categorias políticas como os direitos e os deveres que orientam os conceitos de cidadania e de cidadão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,7pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Título: dc.titleCOLORADO DO OESTE-RO: ENSINO DE HISTÓRIA E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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