A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: APRENDIZAGENS SOBRE ROLIM DE MOURA – RO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE OLIVEIRA, SOCRATES ALVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-17T18:51:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-17T18:51:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: APRENDIZAGENS SOBRE ROLIM DE MOURA – ROpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649741-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação resulta de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, campus de Cáceres. A iniciação científica como metodologia de aprendizagem no ensino de história local constitui-se objeto de estudo que mobilizou experiências de pesquisa em História com estudantes dos 3o anos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Cândido Portinari, de Rolim de Moura – Rondônia. As pesquisas foram desenvolvidas em 2019, a partir de projetos de iniciação científica nas disciplinas de História e História de Rondônia, tendo como objeto de estudo a história da formação do município de Rolim de Moura – RO e como problema de pesquisa a seguinte questão: como a iniciação científica contribui no ensino de História local na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Cândido Portinari – Rolim de Moura- RO? Os projetos de iniciação científica ocorreram com as orientações e colaboração do professor das disciplinas acima mencionadas, a partir da concepção de pesquisa-ação, pois, nesta concepção, ao mesmo tempo em que o professor é pesquisador e orientador de seus estudantes, ele próprio pesquisa a sua ação de trabalhar a iniciação científica (projeto e pesquisa) com estudantes do ensino médio e quais as contribuições desta ação para o ensino de História. Os principais referenciais teóricos utilizados neste trabalho são dos autores que discutem sobre o ensino de História no Brasil, a concepção de pesquisa-ação, a concepção de pesquisa e iniciação científica. A metodologia empregada para a composição das fontes são os relatos de experiências produzidos a partir de resumos expandidos pelos estudantes que desenvolveram os projetos de iniciação científica e de entrevistas, que foram realizadas por meio da metodologia da história oral. O produto pedagógico, fruto da dissertação, é um e-book que tem como objetivo contribuir para que professores de 3o ano do ensino médio trabalhem com a iniciação científica como metodologia no ensino de História. O e-book traz orientações sobre a referida metodologia e também uma proposta de plano de trabalho para inspirar na organização das aulas. A iniciação científica mostrou-se uma significativa metodologia didática para o ensino de História, uma vez que contribuiu para o estudo da história do município de Rolim de Moura, proporcionando aos estudantes, significativos aprendizados sobre a história local em conexão com a regional e a nacional, possibilitando a experiência de realizar pesquisa no ensino médio a partir dos projetos de iniciação científica que foram desenvolvidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Título: dc.titleA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: APRENDIZAGENS SOBRE ROLIM DE MOURA – ROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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