Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SAVOINE, ALINE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-17T18:03:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-17T18:03:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E A LEI No 11.645/08: ENTRE O DEVER DE MEMÓRIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649739 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é resultante de uma pesquisa que teve como objetivo analisar como ocorre a implementação da Lei Federal n.o 11.645/08 na educação básica no município de Lambari D’Oeste/MT a partir das vozes de professores egressos do Curso de Licenciatura em História, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário “Jane Vanini”, situado na cidade de Cáceres, que atuam nas escolas municipais e estaduais do município. O referencial teórico-metodológico baseia-se na abordagem qualitativa, combinando a análise de fontes orais com entrevistas dos professores da disciplina de História, valendo-se de estudos de documentos como orientações curriculares nacionais e estaduais, diretrizes e na produção bibliográfica sobre o tema. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores de História, que lecionam da educação básica, egressos da UNEMAT. Nossa inquietação é compreender as múltiplas vozes dos colaboradores: suas vivências e experiências sobre suas práticas pedagógicas a respeito do tema estudado. O estudo realizado indica os desafios impostos ao ensino de história, após a implementação da lei 11.645/08, potencializadas com as questões presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e agora evidenciadas na Base Nacional Comum Curricular e na Documento de Referência Curricular para Mato Grosso, compõem um necessário enfrentamento por parte dos professores da educação básica. Defendemos, neste estudo que a lei 11.645/08 é um movimento histórico que abre possibilidades para a interpretação de múltiplas visões que coexistente e que buscam romper com o silenciamento dos povos indígenas na história oficial. Destacamos, ainda, que essa investigação nos permitiu a mobilizar reflexões sobre o conceito de dever de memória, como um instrumento teórico/metodológico capaz de promover e potencializar saberes acerca da história e cultura dos povos indígenas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei no. 11.645/08 | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E A LEI No 11.645/08: ENTRE O DEVER DE MEMÓRIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAO_ALINE_SAVOINE_2021-convertido.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/649739/2/DISSERTAO_ALINE_SAVOINE_2021-convertido.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons