COMPOSIÇÃO MUSICAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA APLICADA EM ESCOLA PÚBLICA – VILHENA -RO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVITORINO, WAGNER SOUZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-17T17:51:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-17T17:51:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherCOMPOSIÇÃO MUSICAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA APLICADA EM ESCOLA PÚBLICA – VILHENA -ROpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649738-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação em ensino de História trata sobre o estudo investigativo do uso da composição musical como metodologia ativa de ensino que viabilize a aprendizagem significativa e crítica dos conteúdos de História. O problema que motivou a investigação foi como se dá o fenômeno do emprego de linguagens diferenciadas no ensino de História? Essa investigação teve como objetivo geral analisar a possibilidade do emprego da composição musical com temas históricos nas aulas de História aos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM – V, localizado na cidade de Vilhena – RO. É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Para a realização da coleta de dados, a pesquisa deu-se por meio da realização de prática didática com o recurso de oficinas realizadas em sala de aula no ano de 2019- 2020, empregando a composição musical com temas históricos nas atividades, que envolveu os alunos do ensino fundamental. verificou-se, o fenômeno da aprendizagem significativa uma vez que os alunos relacionaram seus saberes com as propostas de conteúdo detectando as rupturas e permanências dos acontecimentos tais como exploração da mão de obra das classes mais necessitadas, preconceito de gênero, em específico contra as mulheres e racismos vigentes na sociedade atual. Além disso, destaca a importância de diferentes linguagens para o ensino de História. Como produto pedagógico, foram produzidos três vídeos musicalizados, produzidos a partir das composições realizadas nas oficinas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,2 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Título: dc.titleCOMPOSIÇÃO MUSICAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA APLICADA EM ESCOLA PÚBLICA – VILHENA -ROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons