Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VITORINO, WAGNER SOUZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-17T17:51:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-17T17:51:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | COMPOSIÇÃO MUSICAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA APLICADA EM ESCOLA PÚBLICA – VILHENA -RO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649738 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação em ensino de História trata sobre o estudo investigativo do uso da composição musical como metodologia ativa de ensino que viabilize a aprendizagem significativa e crítica dos conteúdos de História. O problema que motivou a investigação foi como se dá o fenômeno do emprego de linguagens diferenciadas no ensino de História? Essa investigação teve como objetivo geral analisar a possibilidade do emprego da composição musical com temas históricos nas aulas de História aos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM – V, localizado na cidade de Vilhena – RO. É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Para a realização da coleta de dados, a pesquisa deu-se por meio da realização de prática didática com o recurso de oficinas realizadas em sala de aula no ano de 2019- 2020, empregando a composição musical com temas históricos nas atividades, que envolveu os alunos do ensino fundamental. verificou-se, o fenômeno da aprendizagem significativa uma vez que os alunos relacionaram seus saberes com as propostas de conteúdo detectando as rupturas e permanências dos acontecimentos tais como exploração da mão de obra das classes mais necessitadas, preconceito de gênero, em específico contra as mulheres e racismos vigentes na sociedade atual. Além disso, destaca a importância de diferentes linguagens para o ensino de História. Como produto pedagógico, foram produzidos três vídeos musicalizados, produzidos a partir das composições realizadas nas oficinas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,2 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Título: dc.title | COMPOSIÇÃO MUSICAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA APLICADA EM ESCOLA PÚBLICA – VILHENA -RO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇAO - VITORINO W. S..pdf | 4,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/649738/2/DISSERTAÇAO - VITORINO W. S..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons