
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, ANDERSON CARDOSO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-17T16:49:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-17T16:49:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O USO DA REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA ATIVA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649736 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | nternet e o desenvolvimento das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), as aulas de história têm a oportunidade de enfrentar novas estratégias que dinamizam os temas e os conteúdos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula. A integração da Realidade Aumentada (RA) cresceu como uma tecnologia emergente com fortes possibilidades de aplicação no campo de ensino da história. Do ponto de vista dos professores deste novo século, não basta apenas promover a utilização de novas ferramentas de comunicação didática para o ensino em prol de tornarem as aulas mais atrativas, mas sim é necessário criar possibilidades de avanços/ melhorias do ensino e da aprendizagem da História via usos da RA. Do ponto de vista dos alunos do século XXI, trabalhar com recursos tecnológicos e aplicativos dedicados faz com que suas demandas por uma nova forma de aprendizagem sejam mais plenamente atendidas, sob novas metodologias, em correspondência com as concepções das metodologias ativas. A utilização da RA no ensino de história é recente e trata-se de uma oportunidade de mudança para enfrentar a típica aula tradicional, a partir de uma tecnologia que permite não somente sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade, mas, também, ser uma ferramenta estratégica de metodologia ativa. O objetivo deste estudo foi o de analisar como a realidade aumentada pode ser viabilizada como metodologia ativa no ensino de história. As questões centrais de pesquisa são: I) analisar as relações promovidas pelas novas tecnologias digitais e de informação e comunicação no ensino de história e as novas exigências metodológicas para o conteúdo de história; II) analisar a realidade aumentada como potencialidade de metodologia ativa no ensino de história e; III) identificar a possibilidade e a potencialidade da Realidade Aumentada para os professores de história enquanto metodologia ativa, a partir de oficinas. Foi aplicado um questionário a um grupo de professores de história do ensino básico, com o objetivo de | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,3 mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Realidade Aumentada; Ensino de História; Metodologia Ativa; Aplicativos de Realidade Aumentada | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos de Realidade Aumentada | pt_BR |
| Título: dc.title | O USO DA REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA ATIVA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons