O USO DA REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA ATIVA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, ANDERSON CARDOSO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-17T16:49:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-17T16:49:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherO USO DA REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA ATIVApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649736-
Resumo: dc.description.abstractnternet e o desenvolvimento das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), as aulas de história têm a oportunidade de enfrentar novas estratégias que dinamizam os temas e os conteúdos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula. A integração da Realidade Aumentada (RA) cresceu como uma tecnologia emergente com fortes possibilidades de aplicação no campo de ensino da história. Do ponto de vista dos professores deste novo século, não basta apenas promover a utilização de novas ferramentas de comunicação didática para o ensino em prol de tornarem as aulas mais atrativas, mas sim é necessário criar possibilidades de avanços/ melhorias do ensino e da aprendizagem da História via usos da RA. Do ponto de vista dos alunos do século XXI, trabalhar com recursos tecnológicos e aplicativos dedicados faz com que suas demandas por uma nova forma de aprendizagem sejam mais plenamente atendidas, sob novas metodologias, em correspondência com as concepções das metodologias ativas. A utilização da RA no ensino de história é recente e trata-se de uma oportunidade de mudança para enfrentar a típica aula tradicional, a partir de uma tecnologia que permite não somente sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade, mas, também, ser uma ferramenta estratégica de metodologia ativa. O objetivo deste estudo foi o de analisar como a realidade aumentada pode ser viabilizada como metodologia ativa no ensino de história. As questões centrais de pesquisa são: I) analisar as relações promovidas pelas novas tecnologias digitais e de informação e comunicação no ensino de história e as novas exigências metodológicas para o conteúdo de história; II) analisar a realidade aumentada como potencialidade de metodologia ativa no ensino de história e; III) identificar a possibilidade e a potencialidade da Realidade Aumentada para os professores de história enquanto metodologia ativa, a partir de oficinas. Foi aplicado um questionário a um grupo de professores de história do ensino básico, com o objetivo dept_BR
Tamanho: dc.format.extent2,3 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRealidade Aumentada; Ensino de História; Metodologia Ativa; Aplicativos de Realidade Aumentadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos de Realidade Aumentadapt_BR
Título: dc.titleO USO DA REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA ATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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