Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UERR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Angelita Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-16T21:28:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-16T21:28:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática: Aprendendo probabilidade e estatística com a Mediação de Vygotsky e Metodologias ativas no modelo de rotação do Ensino Híbrido: Sala de Aula Invertida, uma forma ativa e personalizada de ensinar e aprender. / | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649664 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material didático apresentado na forma de produto educacional refere-se a uma "Sequência Didática” para o ensino de Probabilidade estatística envolvendo a construção de gráficos e tabelas, de maneira a contribuir com a qualidade do Ensino de matemática na Educação Básica, subsidiando as práticas pedagógicas dos professores nesta área de conhecimento, em que a criança possa desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de gráficos e tabelas desenvolvendo as habilidades de questionar, levantar, checar hipóteses e procurar relações entre os dados embasados na mediação defendida pela Teoria Histórico-Cultural e na personalização do ensino no modelo de rotação hibrido sala de aula invertida (SAI), e acompanha a dissertação de mestrado intitulada “ O ensino híbrido na aprendizagem ativa de probabilidade e estatística: um estudo com alunos do 5º ano do ensino fundamental em uma escola privada de Boa Vista-RR” da mestranda Angelita Maria Schimitz Silva, sob orientação da professora Dra. Enia Maria Ferst. O estudo faz parte da linha de pesquisa 1: Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências junto ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Teoricamente esta é uma Sequência Didática a ser realizada na zona de desenvolvimento proximal com a integração de recursos tecnológicos digitais para ajudar na personalização do ensino de probabilidade e estatística, para serem aplicados em sala de aula, baseada no desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, em que o professor como mediador, deve levar em consideração os conhecimentos prévios das crianças, desenhar um caminho de aprendizagem que respeite o tempo de cada aluno para aprender e que seja desafiador aos alunos com mais facilidade, usando como recurso as tecnologias digitais para personalizar e atender as necessidades de todos os alunos. Diante do exposto, convidamos você professor, mediador do conhecimento, a experimentar na sua prática em sala de aula, essa sequência didática desenvolvida a partir de percepções a respeito das competências e habilidades desenvolvidas no aprendiz com o processo de mediação e com a busca por meios para manter as crianças e os adolescentes engajados, tanto no ensino telepresencial como no presencial, e neste momento, entendemos que as estratégias de aulas ativas ganharam destaque. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Palavras-Chave: Metodologia Ativa; Ensino Híbrido; Matemática. | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática: Aprendendo probabilidade e estatística com a Mediação de Vygotsky e Metodologias ativas no modelo de rotação do Ensino Híbrido: Sala de Aula Invertida, uma forma ativa e personalizada de ensinar e aprender. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ensino de ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Angelita 15-2 atual.pdf | Produto Educacional | 4,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/649664/2/Produto Angelita 15-2 atual.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons