Sequência Didática: Aprendendo probabilidade e estatística com a Mediação de Vygotsky e Metodologias ativas no modelo de rotação do Ensino Híbrido: Sala de Aula Invertida, uma forma ativa e personalizada de ensinar e aprender.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Angelita Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-16T21:28:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-16T21:28:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática: Aprendendo probabilidade e estatística com a Mediação de Vygotsky e Metodologias ativas no modelo de rotação do Ensino Híbrido: Sala de Aula Invertida, uma forma ativa e personalizada de ensinar e aprender. /pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649664-
Resumo: dc.description.abstractO material didático apresentado na forma de produto educacional refere-se a uma "Sequência Didática” para o ensino de Probabilidade estatística envolvendo a construção de gráficos e tabelas, de maneira a contribuir com a qualidade do Ensino de matemática na Educação Básica, subsidiando as práticas pedagógicas dos professores nesta área de conhecimento, em que a criança possa desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de gráficos e tabelas desenvolvendo as habilidades de questionar, levantar, checar hipóteses e procurar relações entre os dados embasados na mediação defendida pela Teoria Histórico-Cultural e na personalização do ensino no modelo de rotação hibrido sala de aula invertida (SAI), e acompanha a dissertação de mestrado intitulada “ O ensino híbrido na aprendizagem ativa de probabilidade e estatística: um estudo com alunos do 5º ano do ensino fundamental em uma escola privada de Boa Vista-RR” da mestranda Angelita Maria Schimitz Silva, sob orientação da professora Dra. Enia Maria Ferst. O estudo faz parte da linha de pesquisa 1: Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências junto ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Teoricamente esta é uma Sequência Didática a ser realizada na zona de desenvolvimento proximal com a integração de recursos tecnológicos digitais para ajudar na personalização do ensino de probabilidade e estatística, para serem aplicados em sala de aula, baseada no desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, em que o professor como mediador, deve levar em consideração os conhecimentos prévios das crianças, desenhar um caminho de aprendizagem que respeite o tempo de cada aluno para aprender e que seja desafiador aos alunos com mais facilidade, usando como recurso as tecnologias digitais para personalizar e atender as necessidades de todos os alunos. Diante do exposto, convidamos você professor, mediador do conhecimento, a experimentar na sua prática em sala de aula, essa sequência didática desenvolvida a partir de percepções a respeito das competências e habilidades desenvolvidas no aprendiz com o processo de mediação e com a busca por meios para manter as crianças e os adolescentes engajados, tanto no ensino telepresencial como no presencial, e neste momento, entendemos que as estratégias de aulas ativas ganharam destaque.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-Chave: Metodologia Ativa; Ensino Híbrido; Matemática.pt_BR
Título: dc.titleSequência Didática: Aprendendo probabilidade e estatística com a Mediação de Vygotsky e Metodologias ativas no modelo de rotação do Ensino Híbrido: Sala de Aula Invertida, uma forma ativa e personalizada de ensinar e aprender.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em ensino de ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons