Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Luiz Augusto Oliveira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CORDEIRO JUNIOR, Fernando Augusto Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FIALHO, Roberto Paulo Bibas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Eliza Souza da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-16T11:35:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-16T11:35:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Projeto de Urbanização de uma Área da Terra Firme para o ensino de geometria plana no Ensino Básico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649656 | - |
Resumo: dc.description.abstract | ISBN: 978-65-00-39949-3 Os estudos iniciais sobre geometria abordam situações relacionadas à forma, dimensão e direção. O objetivo de ensinar geometria faz parte da formação escolar do aluno, pois está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades. Uma base consolidada objetiva uma maior facilidade em conteúdo da Educação Básica. Geralmente a geometria é vista como insignificante para o aluno. O domínio desse conteúdo deve ser estimulado através de pesquisas de fatos históricos acerca da geometria e suas aplicações nas construções, na agricultura, na pecuária e na resolução de problemas, que envolvem cálculos e medidas. A geometria é de extrema importância no cotidiano das pessoas, pois desenvolve o raciocínio visual e, sem essa habilidade, elas dificilmente conseguirão resolver as diferentes situações devida que forem geometrizadas. A geometria tem a sua importância para a Arquitetura, visto que é importante no desenvolver o estudo do arquiteto que orienta, a construção de casas, edifícios, reformas, restaurações e no planejamento de bairros e cidades. Por isso os profissionais na área da educação devem trabalhar de forma estruturada, trabalhando o conhecimento de forma intuitiva e que as informações fazem parte do cotidiano do aluno, pois alguns alunos precisam ser monitorados, pois não conseguem criar uma relação entre a geometria e o mundo ao seu redor. Neste sentido trabalhando com recurso da geometria através das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, pelo uso do computador como ferramenta de trabalho educativo, o programa de desenho Sketch Up é uma ferramenta gráfica de modelagem que permite um trabalho em 3D, tendo um potencial considerável para o ensino das formas geométricas espaciais, pela possibilidade de construção e manipulação de formas e de sólidos. Neste estudo trazemos a urbanização de remanejamento da área de macrodrenagem para abrigar famílias e garantir cada vez mais qualidade de vida aos moradores do bairro, que antes viviam nos leitos do canal, em condições sub-humanas, sem infraestrutura nenhuma. Um terreno de forma retangular, cujas dimensões são aproximadamente de 200m e 300m , será usado para abrigar as famílias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 541 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Software SkatchUp | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Plana e Espacial | pt_BR |
Título: dc.title | Projeto de Urbanização de uma Área da Terra Firme da Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba: Estudos de padrões geométricos para o ensino de geometria plana no Ensino Básico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Eq_03 - Luiz - Fernando.pdf | 540,87 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/649656/1/Eq_03 - Luiz - Fernando.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: