O trabalho ganha centralidade na EJA: instrumental informativo sobre as condições socioeconômicas para auxiliar na organização pedagógica a partir dos tempos e percursos dos sujeitos da EJA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Goiás (IFG)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Darc Lene Braga-
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, Mad’Ana Desireé Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-16T12:50:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-16T12:50:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-
identificador: dc.identifier.otherO trabalho ganha centralidade na EJA instrumental informativo sobre as condições socioeconômicas - ProfEPT - IFGpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649643-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi desenvolvido como parte integrante da dissertação intitulada “Os sentidos atribuídos ao trabalho pelos trabalhadores-estudantes da Educação de Jovens e Adultos”, produzido durante o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis. Voltado para professores e professoras do 1º e 2º segmentos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, o presente instrumental tem por objetivo contribuir com elementos que poderão ajudá-lo(a) na compreensão da centralidade do trabalho no viver e sobreviver dos sujeitos da EJA, aspecto que determina a organização dos tempos e percursos entre trabalho e escola. O instrumental está organizado em 06 seções, apresentamos uma breve reflexão sobre quem são os sujeitos que demandam a EJA buscando reafirmar a identidade da classe trabalhadora como marca primeira dos coletivos dessa modalidade de ensino. Em seguida, a partir das Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública do Distrito Federal (2021), explicitamos a compreensão desse documento, ao afirmar os coletivos sociais da EJA como “sujeitos de saberes”. Fundamentamos também, as experiências e saberes do trabalho, a partir dos relatos dos trabalhadores-estudantes, ressaltando que essa temática se configura em um dos grandes desafios do currículo e da prática pedagógica voltados para essa modalidade de educação. Por fim, discutimos a relevância dos tempos de trabalho na organização dos tempos de vida dos coletivos da EJA. Nessa seção, problematizamos a necessidade de pensar as práticas pedagógicas e a própria organização da escola a partir dos tempos de trabalho dos diversos coletivos populares. A construção teórica apresentada culminará na proposição de um instrumental informativo de orientação pedagógica intitulado “O trabalho ganha centralidade na EJA: Instrumental informativo sobre as condições socioeconômicas para auxiliar na organização pedagógica a partir dos tempos e percursos dos sujeitos da EJA ”. A expectativa é que esse instrumental se torne um recurso útil de organização do trabalho pedagógico e que possibilite trazer conhecimentos dos tempos de viver e sobreviver dos sujeitos sociais da EJA, dando respaldo para que a escola se volte para atender às especificidades daqueles(as) que vivem do trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent583KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação de jovens e adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectorganização pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectestudantes trabalhadorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcondições socioeconômicaspt_BR
Título: dc.titleO trabalho ganha centralidade na EJA: instrumental informativo sobre as condições socioeconômicas para auxiliar na organização pedagógica a partir dos tempos e percursos dos sujeitos da EJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
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