Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Goiás (IFG) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Darc Lene Braga | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CASTRO, Mad’Ana Desireé Ribeiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-16T12:50:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-16T12:50:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | O trabalho ganha centralidade na EJA instrumental informativo sobre as condições socioeconômicas - ProfEPT - IFG | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649643 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi desenvolvido como parte integrante da dissertação intitulada “Os sentidos atribuídos ao trabalho pelos trabalhadores-estudantes da Educação de Jovens e Adultos”, produzido durante o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis. Voltado para professores e professoras do 1º e 2º segmentos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, o presente instrumental tem por objetivo contribuir com elementos que poderão ajudá-lo(a) na compreensão da centralidade do trabalho no viver e sobreviver dos sujeitos da EJA, aspecto que determina a organização dos tempos e percursos entre trabalho e escola. O instrumental está organizado em 06 seções, apresentamos uma breve reflexão sobre quem são os sujeitos que demandam a EJA buscando reafirmar a identidade da classe trabalhadora como marca primeira dos coletivos dessa modalidade de ensino. Em seguida, a partir das Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública do Distrito Federal (2021), explicitamos a compreensão desse documento, ao afirmar os coletivos sociais da EJA como “sujeitos de saberes”. Fundamentamos também, as experiências e saberes do trabalho, a partir dos relatos dos trabalhadores-estudantes, ressaltando que essa temática se configura em um dos grandes desafios do currículo e da prática pedagógica voltados para essa modalidade de educação. Por fim, discutimos a relevância dos tempos de trabalho na organização dos tempos de vida dos coletivos da EJA. Nessa seção, problematizamos a necessidade de pensar as práticas pedagógicas e a própria organização da escola a partir dos tempos de trabalho dos diversos coletivos populares. A construção teórica apresentada culminará na proposição de um instrumental informativo de orientação pedagógica intitulado “O trabalho ganha centralidade na EJA: Instrumental informativo sobre as condições socioeconômicas para auxiliar na organização pedagógica a partir dos tempos e percursos dos sujeitos da EJA ”. A expectativa é que esse instrumental se torne um recurso útil de organização do trabalho pedagógico e que possibilite trazer conhecimentos dos tempos de viver e sobreviver dos sujeitos sociais da EJA, dando respaldo para que a escola se volte para atender às especificidades daqueles(as) que vivem do trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 583KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação de jovens e adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | organização pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | estudantes trabalhadores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | condições socioeconômicas | pt_BR |
Título: dc.title | O trabalho ganha centralidade na EJA: instrumental informativo sobre as condições socioeconômicas para auxiliar na organização pedagógica a partir dos tempos e percursos dos sujeitos da EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons