Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Bianca | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Rodrigo Trevisano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-16T12:18:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-16T12:18:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Conexão científica: podcast de divulgação da ciência | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649640 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições de práticas educomunicativas no desenvolvimento de conteúdos de divulgação científica na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e na promoção de uma formação integral, visando a autonomia e o protagonismo de atores (estudantes, docentes e técnicos) da comunidade escolar do Colégio Pedro II. Com este intuito foi desenvolvida uma investigação qualitativa, delineada pelas características de uma pesquisa-ação que teve como intuito a produção do podcast de divulgação científica Conexão Científica, produto educacional concebido como prática educomunicativa. Participaram desta pesquisa dois estudantes, quatro docentes e três servidoras técnicas do CPII. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados diário de bordo e entrevista com os participantes. Os dados obtidos foram analisados sob o referencial da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que o desenvolvimento de práticas educomunicativas voltadas para a divulgação científica se apresentam como práticas integradoras, capazes de estimular a autonomia dos sujeitos envolvidos. A atividade contribuiu ainda para despertar um olhar crítico sobre o desenvolvimento de ações e programas de divulgação científica no ambiente escolar e ressaltou o papel desses atores como agentes transformadores da realidade e dispostos a contribuir para a promoção de uma cultura de divulgação científica no CPII. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educomunicação; Divulgação Científica; Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Título: dc.title | Conexão Científica: podcast de divulgação de ciência: roteiro para a prática educomunicativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Áudios |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
BIANCASOUZA2021PE.pdf | 555,25 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/649640/2/BIANCASOUZA2021PE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons