Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Monteiro, Mariana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marcelino, Valéria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T11:41:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T11:41:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação Digital para Ensino Fundamental sobre tema Câncer | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647918 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O campo científico não está imune à desinformação! As fake news abordando assuntos relacionados à Ciência invadem as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, fazendo a população questionar conhecimentos científicos que já estão consolidados na Ciência, como por exemplo, a eficácia das vacinas, o formato do planeta Terra e a necessidade de se combater o aquecimento global. A desinformação também invadiu a área da medicina, um exemplo, é o crescimento das fake news em relação ao câncer, que contribuem para o aumento da procura por tratamentos alternativos, o que amplia o risco de morte dos pacientes. Mas o que leva as pessoas duvidarem dos conhecimentos produzidos pela comunidade científica? O que faz as pessoas aceitarem tão passivamente as informações que recebem no dia a dia? Certamente, essa desordem informacional que estamos vivenciando em relação aos conhecimentos produzidos pela Ciência, ocorre porque a população, de modo geral, desconhece a maneira como a Ciência funciona, não sabe como o método científico é executado e como os cientistas trabalham para chegar a determinadas conclusões. Nesse cenário caótico, qual é o papel dos professores de Ciências? É utilizar estratégias que levem os estudantes a reconhecerem a maneira como o conhecimento científico é construído e ensiná-los a pensar de forma crítica. Assim, formando cidadãos questionadores, que assumam uma postura racional perante a grande quantidade de informação que recebem diariamente. Uma estratégia para alcançar esse objetivo, é contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica dos estudantes. Para isso, é fundamental permitir que o aluno se posicione de forma ativa em sala de aula, por meio da proposição de problemas que devem ser resolvidos por meio da investigação e do debate de ideias. Ou seja, deve-se aproximar o ensino de Ciências de uma investigação. Nesse sentido, a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) mostra-se promissora, pois cria um ambiente investigativo que permite que os estudantes interajam com aspectos da comunidade científica em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | fake news | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | câncer | pt_BR |
Título: dc.title | Investigando notícias sobre o câncer: É Fake ou Fato? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MPET | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências Biológicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Mariana Magalhães.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/647918/3/Mariana Magalhães.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons