Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Guilherme | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, Breno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-14T23:59:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-14T23:59:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manutenção de Computadores por Gamificação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647893 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno de apoio ao professor é um produto educacional originado da dissertação do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias que tem como título "Utilização de gamificação no processo de ensino e aprendizagem de manutenção de computadores". O objetivo deste produto educacional é o compartilhamento dos resultados da pesquisa de forma dinâmica e simples de ser entendida, apresentando a sequência didática desenvolvida durante o mestrado, possibilitando a reutilização da mesma para o ensino de manutenção de computadores. As ações que serão mostradas aplicam a gamificação. A gamificação utiliza elementos já incorporados nos jogos eletrônicos em contextos fora dos jogos. (DETERDING et al., 2011). Ela busca envolver pessoas, motivar, aumentar a atividade, reter a atenção do usuário, promover a aprendizagem e resolver problemas, usando as mecânicas, estéticas e pensamentos usados nos jogos (KAPP, 2012). A sequência didática foi elaborada e aplicada no ensino remoto emergencial devido às medidas de isolamento social implementadas para impedir o contágio pelo coronavírus causador da COVID-19. Porém, a sequência contém sugestões para ações específicas caso a mesma seja utilizada no ensino presencial. Este caderno apresentará os conceitos principais da gamificação e seus elementos. Abordará também as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), disponibilizando a sequência didática elaborada durante a pesquisa, além de links de acesso às ferramentas utilizadas ao longo de todo o caderno através de QR-Codes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,4MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | manutenção de computadores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Manutenção Gamificada: Uma proposta para o ensino de manutenenção de Computadores Utilizando Gamificação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MPET | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Informática Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guilherme Godoy de Oliveira.pdf | Caderno de Apoio | 3,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/647893/2/Guilherme Godoy de Oliveira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons