Manutenção Gamificada: Uma proposta para o ensino de manutenenção de Computadores Utilizando Gamificação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Guilherme-
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, Breno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-14T23:59:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-14T23:59:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherManutenção de Computadores por Gamificaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647893-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno de apoio ao professor é um produto educacional originado da dissertação do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias que tem como título "Utilização de gamificação no processo de ensino e aprendizagem de manutenção de computadores". O objetivo deste produto educacional é o compartilhamento dos resultados da pesquisa de forma dinâmica e simples de ser entendida, apresentando a sequência didática desenvolvida durante o mestrado, possibilitando a reutilização da mesma para o ensino de manutenção de computadores. As ações que serão mostradas aplicam a gamificação. A gamificação utiliza elementos já incorporados nos jogos eletrônicos em contextos fora dos jogos. (DETERDING et al., 2011). Ela busca envolver pessoas, motivar, aumentar a atividade, reter a atenção do usuário, promover a aprendizagem e resolver problemas, usando as mecânicas, estéticas e pensamentos usados nos jogos (KAPP, 2012). A sequência didática foi elaborada e aplicada no ensino remoto emergencial devido às medidas de isolamento social implementadas para impedir o contágio pelo coronavírus causador da COVID-19. Porém, a sequência contém sugestões para ações específicas caso a mesma seja utilizada no ensino presencial. Este caderno apresentará os conceitos principais da gamificação e seus elementos. Abordará também as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), disponibilizando a sequência didática elaborada durante a pesquisa, além de links de acesso às ferramentas utilizadas ao longo de todo o caderno através de QR-Codes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,4MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectgamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmanutenção de computadorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Título: dc.titleManutenção Gamificada: Uma proposta para o ensino de manutenenção de Computadores Utilizando Gamificaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMPETpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineInformática Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons