CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES

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Autor(es): dc.contributorUFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Nice Rejane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-09T19:40:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-09T19:40:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherCINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA_e-bookNICEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646976-
Resumo: dc.description.abstractGeralmente, as (os) acadêmicas (os) que ingressam em um curso de pós-graduação possuem muitos dilemas sobre a escolha do tema. O ideal é que os mestrandos já tenham leituras e pesquisas anteriores, advindas da graduação, curso de especialização ou da experiência profissional, e faça um recorte visando aprofundar algum aspecto que lhe chamou atenção. Isso porque os prazos para a realização do mestrado são muito curtos, e é preciso, concomitantemente, fazer disciplinas, participar de eventos e escrever a dissertação Nice Rejane, quando ingressou no ProfHistória (Mestrado Profissional em Ensino de História), na Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína, no ano de 2016, não trouxe esse dilema consigo. Ela sabia exatamente o que pretendia pesquisar: cinema e ensino de história. Não à toa ela dedicou o seu trabalho a “todas as pessoas que são apaixonadas pelo cinema e pela arte e que enxergam seu potencial emancipador e educativo. ” Nice era apaixonada pelo cinema e teve sua trajetória marcada por várias experiências profissionais com recursos audiovisuais, por essa razão escolheu esse tema de estudo que agora é publicado em formato de livro. Para desenvolver a pesquisa empírica e escrever o “produto” necessário para aprovação neste curso de pós-graduação, a autora escolheu a Centro de Ensino Graça Aranha, em Imperatriz – MA, onde trabalhava, a fim de, nas suas palavras, investigar “os usos do cinema como recurso didático pelos professores nas aulas de História”. A metodologia utilizada foram as rodas de conversas, a partir dessas construiu-se o projeto “Luzes, Câmera e Educação”, que visava desenvolver “a capacidade crítica e criativa” dos estudantes, por meio de experiências didáticas com os recursos audiovisuais. O suporte teórico deste livro é embasado em diversos autores que pesquisaram o cinema, tais como: Marc Ferro, Jacques Aumont, Robert Stam, Marcos Napolitano, Ismail Xavier, entre outros, dando especial ênfase aos estudos que propuseram roteiros metodológicos para análise fílmica. Há também neste trabalho uma abordagem crítica de dois livros didáticos, Oficina da História e História das Cavernas ao Terceiro Milênio, no que tange às proposições sobre os usos dos filmes. Essa análise arguta nos ajuda a dimensionar a capacidade intelectual da autora e sua familiaridade com o tema do cinema. Particularmente, chama atenção neste livro o pequeno histórico sobre o contexto sociocultural de Imperatriz, que, na visão de Nice Rejane, teria o cinema como forma de lazer desde final de 1950, entre os quais: o Cine Muiraquitã (1959-1973), o Cine Fides (1974-1989), o Cine Marabá (1974-1995) e o Cine Timbiras (1996-2008), este já dentro dos shoppings, inaugurando uma tendência que ainda hoje se mantém, mas que se encontra em crise, devido às inovações advindas pela TV por assinatura e ampliação das plataformas de streaming. O mérito e a qualidade deste interessante livro é ter sido escrito por uma professora amante da sétima arte, que fala com propriedade teórica e prática sobre questões metodológicas envolvendo o uso do filme na sala de aula. Nice Rejane partiu deste habitat turbulento em 2021, mas deixou, como herança para a posteridade, parte de sua vivência, de sua experiência docente e de sua paixão registrada nessa obra que, certamente, irá contribuir para se pensar as potencialidades do cinema no cotidiano escolar, bem como impulsionar que outras investigações sejam feitas, visando melhorar e difundir as metodologias concernentes às narrativas fílmicas na educação básica e superior. Em um mundo onde muito se valoriza a imagem, utilizar essa ferramenta como recurso didático é uma forma de nos aproximarmos dos estudantes, conseguirmos um melhor feedback e, consequentemente, melhorarmos o processo de ensino-aprendizagem. São muito bem-vindos os ensinamentos históricos e o conhecimento sobre o uso do recurso audiovisual que a professora Nice Rejane compartilhou conosco. Nossa gratidão eterna pelo seu legado intelectual e pela sua presença sempre solícita e carinhosa para com todas as pessoas que tiveram o prazer de desfrutar um pouco da sua agradável companhia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16764 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Docentespt_BR
Título: dc.titleCINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
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