Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra, Jorge Luís | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lunkes, Mariseti | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Medeiros, Vagner | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Laila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caixeta, Vera | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Aletícia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Clemente, Marcos Edilson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, André | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Mayara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amarante, Wellington | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Medeiros Filho, João Quintino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Feitosa, Eronilda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fontineles Filho, Pedro Pio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Antônio Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Vasni | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Dimas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maciel, João Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Jucileide | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Diego | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Róbson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marinho, João Cândido | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Tecia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paim, Elison | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Elyneide | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Martha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-10T12:27:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-10T12:27:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de História no tempo presente | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646949 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A coletânea Ensino de História no Tempo Presente constitui-se num repertório de experiências e práticas de ensino bem como sugestões metodológicas para implementação na prática pedagógica do Ensino de História na Educação Básica brasileira, elaborado a partir das pesquisas realizadas no ProfHistória, Programa de Pós Graduação de Ensino de História. Este livro está dividido em quatro partes orgânicas e internamente articuladas que demonstram os esforços realizados por professores-pesquisadores na área de História de vários lugares do país na construção de um fazer pedagógico que visa superar práticas didáticas e estratégias de ensino e aprendizagem consideradas repetitivas, mnemônicas e reprodutivistas. A Coletânea ficou assim estruturada: Parte I – Educação Patrimonial, Currículo e Ensino de História, Parte II – História Local, Ensino de História e Aprendizagem Histórica, Parte III – Gênero, Sexualidade e Educação, e Parte IV – Ensino de História e Educação para Relações Étnico-Raciais. Na Parte I – Educação Patrimonial, Currículo e Ensino de História os professores-pesquisadores demonstram que é possível discutir o Ensino de História a partir de lugares de memória, roteiros histórico-geográficos bem como é possível tornar perceptível a história local na narrativa da História Nacional e propor inovações curriculares para o ensino de história na modalidade EJA. Esses estudos e pesquisas se valem de fontes variadas e buscam dar visibilidade a objetos novos: o Mercado Municipal é o local privilegiado para o estudo da cultura material e imaterial. Essa seção da coletânea conta com as seguintes contribuições: Ensino de História por meio da Metodologia da Educação Patrimonial: Mercado Municipal de Araguaína-TO, produção dos professores-pesquisadores Jorge Luis de Medeiros e Mariseti Cristina Soares Lunckes. O trabalho de Vagner José de Moraes Medeiros, Educação Patrimonial a partir de um roteiro Histórico- Geográfico em Inhaúma – Rio De Janeiro. A proposta apresentada por Laila Cristine Ribeiro e Vera Lúcia Caixeta da Proposta Curricular para o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos de Araguaína – TO e, por fim, o excelente trabalho dos professores-pesquisadores Aletícia Rocha da Silva e Marcos Edilson de Araújo Clemente que discutem a feira livre, Educação Patrimonial no Ensino de História: a Feira Livre como Espaço de Aprendizagem Histórica. Na Parte II – História Local, Ensino de História e Aprendizagem Histórica os autores(as) valorizaram dois aspectos fundamentais do ensino de História no Brasil nos últimos anos: a cultura, a economia, e os costumes das populações locais e a Aprendizagem Histórica, isto é, como fazer com que conhecer, compreender e entender história fosse significativo para os alunos e alunas do ensino básico bem como suas práticas sociais locais. Encontramos também na Parte II, proposições para o ensino da História Local, de André Brasil da Silva, que utiliza a pesquisa como metodologia para entender a História Local. O trabalho de Mayara Alves Leite e Wellington Amarante, Aprendizagem Histórica e História Local: Uma Experiência com alunos do Ensino Fundamental na Cidade de Parauapebas-PA, demonstra a necessidade de explorar a experiencia pessoal dos aluno(a)s da educação básica e seus saberes para compreender e fazer História. Nesta Parte II há ainda os elucidativos e propositivos trabalhos sobre História Local e Aprendizagem Histórica de João Qintino de Medeiros Filho, Contar a História Local Através da Roupa e da Moda: Uma Proposta de Ensino e de Pesquisa; Eronilda Rezende Feitosa e Pedro Pio Fontineles Fernandes, Nas Aulas de Clio: o Ensino de História e as Representações de Charges sobre a COVID-19, e o excelente trabalho de Antonio Carlos Macena da Silva e Vasni de Almeida que discutem os jogos e brincadeiras como estratégia de ensino e aprendizagem para ensino de História intitulado: Brinquedos e Brincadeiras como objeto da Aprendizagem Histórica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E por fim, o trabalho de João Paulo Santana Maciel e Dimas José Batista que refletem e propoem a aprendizagem reconstrutiva como metodologia para o Ensino de História, Dimensões Formativas e Aprendizagem Reconstrutiva do Conhecimento: Uma Proposta Metodológica para Formação de Professores de História. Na Parte III – Gênero, Sexualidade e Educação o debate e as propostas pedagógicas trazem à tona temas pouco explorados na educação básica e apresentam estratégias para seu estudo e compreensão no contexto da realidade da educação básica. Esta parte compõe-se dos seguintes capítulos: Imagens Visuais das Mulheres no Livro Didático da EJA, das professoras Jucileide da Silva Almeida e Vera Lúcia Caixeta que buscam mostrar como trabalhar as imagens de mulheres presentes nos livros didáticos e problematizam o papel social da mulher no tempo e espaço. O capítulo (Des)Construindo Saberes, (Re)Inventando Práticas: Uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino de História em Gêneros e Sexualidades, do professor-pesquisador Diego Gomes Souza, também enfatiza um assunto pouco discutido tanto no contexto de sala de aula nas escolas brasileiras como as experiencias e práticas realizadas pelos professores da educação básica sobre o tema, inova propondo uma trilha metodológica para debater esse assunto importante na atualidade para a sociedade brasileira. Ainda na Parte III o capítulo Pode Falar de Gênero e Diversidade na Escola? Discussões Analíticas e Empíricas a partir dos Cartazes do Projeto “Gênero e Diversidade na Escola”. Nesse capítulo destacam-se três elementos importantes da pesquisa: a fonte, a estratégia didática e o objeto de reflexão. E encerrando essa seção da coletânea, o professor-pesquisador João Candido Carvalho Marinho propõe a utilização da metodologia da oficina como uma estratégia de aprendizagem para debater temas como família e família no universo escolar do Colégio Graça Aranha na cidade de Imperiatriz no Maranhão. Na Parte IV – Ensino de História e Educação para Relações Étnico-Raciais as preocupações dos autores(as) se voltam para o tema da etnicidade, ancestralidade e cultura afro-brasileira. Esse tema vem sendo explorado, com maior intensidade, desde aprovação da Lei nº 10.639/2003. O Capítulo Lugares Outros e Saberes Outros: A Produção de Saberes para/na Escola, os professores(as) Técia Goulart de Souza e Elison Antonio Paim propoem a radicalização desse debate no interior da sala de aula e sua disseminação no proprio ambiente escolar como um todo. Já os professoras-pesquisadoras Elyneide Campos de Souza Ribeiro e Martha Victor Vieira com o capítulo O Projeto Batuque, Interdisciplinaridade e Ensino Antirracista no Colégio Estadual de Cristalândia-TO, propõe uma atividade prática e que envolve a musicalidade, culinária, hábitos e costumes, em suma, a discussão a cultura Africana e Afrobrasileira junto aos alunos e alunas da escola de Cristalândia. Convido a todos e todas a fazer uma leitura atenta e vigorosa dessa coletânea que apesar de contemplar temas, objetos, metodologias e práticas bem diversificadas, expõe de modo incisivo a renovação pela qual vem passando o Ensino de História no Brasil na atualidade. Fica aqui apenas uma ligeira amostra do que espera o leitor de Ensino de História no Tempo Presente. Nossos agradecimentos à CAPES pelo financiamento. Boa leitura. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 39.363 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo presente | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA NO TEMPO PRESENTE: OBJETOS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ensino de História no tempo presente.pdf | 39,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/646949/2/Ensino de História no tempo presente.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons