ENSINO DE HISTÓRIA NO TEMPO PRESENTE: OBJETOS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Jorge Luís-
Autor(es): dc.contributor.authorLunkes, Mariseti-
Autor(es): dc.contributor.authorMedeiros, Vagner-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Laila-
Autor(es): dc.contributor.authorCaixeta, Vera-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Aletícia-
Autor(es): dc.contributor.authorClemente, Marcos Edilson-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, André-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Mayara-
Autor(es): dc.contributor.authorAmarante, Wellington-
Autor(es): dc.contributor.authorMedeiros Filho, João Quintino-
Autor(es): dc.contributor.authorFeitosa, Eronilda-
Autor(es): dc.contributor.authorFontineles Filho, Pedro Pio-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Antônio Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Vasni-
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Dimas-
Autor(es): dc.contributor.authorMaciel, João Paulo-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Jucileide-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Diego-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Róbson-
Autor(es): dc.contributor.authorMarinho, João Cândido-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Tecia-
Autor(es): dc.contributor.authorPaim, Elison-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Elyneide-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Martha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-10T12:27:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-10T12:27:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História no tempo presentept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646949-
Resumo: dc.description.abstractA coletânea Ensino de História no Tempo Presente constitui-se num repertório de experiências e práticas de ensino bem como sugestões metodológicas para implementação na prática pedagógica do Ensino de História na Educação Básica brasileira, elaborado a partir das pesquisas realizadas no ProfHistória, Programa de Pós Graduação de Ensino de História. Este livro está dividido em quatro partes orgânicas e internamente articuladas que demonstram os esforços realizados por professores-pesquisadores na área de História de vários lugares do país na construção de um fazer pedagógico que visa superar práticas didáticas e estratégias de ensino e aprendizagem consideradas repetitivas, mnemônicas e reprodutivistas. A Coletânea ficou assim estruturada: Parte I – Educação Patrimonial, Currículo e Ensino de História, Parte II – História Local, Ensino de História e Aprendizagem Histórica, Parte III – Gênero, Sexualidade e Educação, e Parte IV – Ensino de História e Educação para Relações Étnico-Raciais. Na Parte I – Educação Patrimonial, Currículo e Ensino de História os professores-pesquisadores demonstram que é possível discutir o Ensino de História a partir de lugares de memória, roteiros histórico-geográficos bem como é possível tornar perceptível a história local na narrativa da História Nacional e propor inovações curriculares para o ensino de história na modalidade EJA. Esses estudos e pesquisas se valem de fontes variadas e buscam dar visibilidade a objetos novos: o Mercado Municipal é o local privilegiado para o estudo da cultura material e imaterial. Essa seção da coletânea conta com as seguintes contribuições: Ensino de História por meio da Metodologia da Educação Patrimonial: Mercado Municipal de Araguaína-TO, produção dos professores-pesquisadores Jorge Luis de Medeiros e Mariseti Cristina Soares Lunckes. O trabalho de Vagner José de Moraes Medeiros, Educação Patrimonial a partir de um roteiro Histórico- Geográfico em Inhaúma – Rio De Janeiro. A proposta apresentada por Laila Cristine Ribeiro e Vera Lúcia Caixeta da Proposta Curricular para o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos de Araguaína – TO e, por fim, o excelente trabalho dos professores-pesquisadores Aletícia Rocha da Silva e Marcos Edilson de Araújo Clemente que discutem a feira livre, Educação Patrimonial no Ensino de História: a Feira Livre como Espaço de Aprendizagem Histórica. Na Parte II – História Local, Ensino de História e Aprendizagem Histórica os autores(as) valorizaram dois aspectos fundamentais do ensino de História no Brasil nos últimos anos: a cultura, a economia, e os costumes das populações locais e a Aprendizagem Histórica, isto é, como fazer com que conhecer, compreender e entender história fosse significativo para os alunos e alunas do ensino básico bem como suas práticas sociais locais. Encontramos também na Parte II, proposições para o ensino da História Local, de André Brasil da Silva, que utiliza a pesquisa como metodologia para entender a História Local. O trabalho de Mayara Alves Leite e Wellington Amarante, Aprendizagem Histórica e História Local: Uma Experiência com alunos do Ensino Fundamental na Cidade de Parauapebas-PA, demonstra a necessidade de explorar a experiencia pessoal dos aluno(a)s da educação básica e seus saberes para compreender e fazer História. Nesta Parte II há ainda os elucidativos e propositivos trabalhos sobre História Local e Aprendizagem Histórica de João Qintino de Medeiros Filho, Contar a História Local Através da Roupa e da Moda: Uma Proposta de Ensino e de Pesquisa; Eronilda Rezende Feitosa e Pedro Pio Fontineles Fernandes, Nas Aulas de Clio: o Ensino de História e as Representações de Charges sobre a COVID-19, e o excelente trabalho de Antonio Carlos Macena da Silva e Vasni de Almeida que discutem os jogos e brincadeiras como estratégia de ensino e aprendizagem para ensino de História intitulado: Brinquedos e Brincadeiras como objeto da Aprendizagem Histórica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E por fim, o trabalho de João Paulo Santana Maciel e Dimas José Batista que refletem e propoem a aprendizagem reconstrutiva como metodologia para o Ensino de História, Dimensões Formativas e Aprendizagem Reconstrutiva do Conhecimento: Uma Proposta Metodológica para Formação de Professores de História. Na Parte III – Gênero, Sexualidade e Educação o debate e as propostas pedagógicas trazem à tona temas pouco explorados na educação básica e apresentam estratégias para seu estudo e compreensão no contexto da realidade da educação básica. Esta parte compõe-se dos seguintes capítulos: Imagens Visuais das Mulheres no Livro Didático da EJA, das professoras Jucileide da Silva Almeida e Vera Lúcia Caixeta que buscam mostrar como trabalhar as imagens de mulheres presentes nos livros didáticos e problematizam o papel social da mulher no tempo e espaço. O capítulo (Des)Construindo Saberes, (Re)Inventando Práticas: Uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino de História em Gêneros e Sexualidades, do professor-pesquisador Diego Gomes Souza, também enfatiza um assunto pouco discutido tanto no contexto de sala de aula nas escolas brasileiras como as experiencias e práticas realizadas pelos professores da educação básica sobre o tema, inova propondo uma trilha metodológica para debater esse assunto importante na atualidade para a sociedade brasileira. Ainda na Parte III o capítulo Pode Falar de Gênero e Diversidade na Escola? Discussões Analíticas e Empíricas a partir dos Cartazes do Projeto “Gênero e Diversidade na Escola”. Nesse capítulo destacam-se três elementos importantes da pesquisa: a fonte, a estratégia didática e o objeto de reflexão. E encerrando essa seção da coletânea, o professor-pesquisador João Candido Carvalho Marinho propõe a utilização da metodologia da oficina como uma estratégia de aprendizagem para debater temas como família e família no universo escolar do Colégio Graça Aranha na cidade de Imperiatriz no Maranhão. Na Parte IV – Ensino de História e Educação para Relações Étnico-Raciais as preocupações dos autores(as) se voltam para o tema da etnicidade, ancestralidade e cultura afro-brasileira. Esse tema vem sendo explorado, com maior intensidade, desde aprovação da Lei nº 10.639/2003. O Capítulo Lugares Outros e Saberes Outros: A Produção de Saberes para/na Escola, os professores(as) Técia Goulart de Souza e Elison Antonio Paim propoem a radicalização desse debate no interior da sala de aula e sua disseminação no proprio ambiente escolar como um todo. Já os professoras-pesquisadoras Elyneide Campos de Souza Ribeiro e Martha Victor Vieira com o capítulo O Projeto Batuque, Interdisciplinaridade e Ensino Antirracista no Colégio Estadual de Cristalândia-TO, propõe uma atividade prática e que envolve a musicalidade, culinária, hábitos e costumes, em suma, a discussão a cultura Africana e Afrobrasileira junto aos alunos e alunas da escola de Cristalândia. Convido a todos e todas a fazer uma leitura atenta e vigorosa dessa coletânea que apesar de contemplar temas, objetos, metodologias e práticas bem diversificadas, expõe de modo incisivo a renovação pela qual vem passando o Ensino de História no Brasil na atualidade. Fica aqui apenas uma ligeira amostra do que espera o leitor de Ensino de História no Tempo Presente. Nossos agradecimentos à CAPES pelo financiamento. Boa leitura.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent39.363 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTempo presentept_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA NO TEMPO PRESENTE: OBJETOS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
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