Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Caixeta, Vera Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bringel, Eliane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Capel, Heloísa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Priscila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Jucileide | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Laila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Karla | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Francy | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Andréia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Eliete | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Edna | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sales, Nívia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Denise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Aline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Hendy | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Eliana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Lucialine | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Lívia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Isaíde | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Eldãiny | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-10T12:14:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-10T12:14:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | FAZER E ENSINAR HISTÓRIA_e-book | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646948 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Passados quase 10 anos desde que iniciamos as discussões para a criação do Mestrado profissional de ensino de História, ProfHistória podemos nos regozijar pelo sucesso dessa empreitada. O mestrado profissional já não era uma total novidade. As iniciativas de organização dessa modalidade de curso se fizeram sentir na área de História, em 2004, quando o CPDOC da FGV tinha inaugurado o mestrado profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais. No entanto, trazer essa iniciativa para a área de ensino representava um grande desafio, já que muitas resistências se faziam sentir. É verdade que as preocupações com a produção de material didático e formas de implementação de formação continuada para professores já se manifestavam em alguns grupos. Mesmo em meio à resistência, em 2012 floresceram as iniciativas pioneiras do Mestrado Profissional em História da Universidade Federal do Rio Grande e o Mestrado Profissional em Ensino de História: Fontes e Linguagens, da Universidade Federal de Caxias do Sul. Mas o investimento maior da Capes ainda estava por vir, com a proposta do mestrado profissional em rede nacional que visava a ampliar o número de docentes da Educação Básica a serem beneficiados, bem como possibilitar intercâmbios entre universidades interessadas em apoiar este tipo de formação continuada de professores. Nesse contexto, em 2012, estimulados pela própria Capes e pela coordenação da área de história e pelo o funcionamento dos ProfMat e do ProfLetras, programas em rede nacional, já existentes, novamente a ideia do mestrado profissional em Ensino de História passou a florescer. Um primeiro grupo de professores, a partir do Instituto de História da UFRJ, iniciou a discussão incorporando logo a seguir representantes de outras universidades do Rio. O projeto inicial estava sendo concebido para ser apenas uma rede regional, mas as orientações da Capes colocaram como pré-condição para a aprovação de um mestrado em rede a ampliação do seu escopo para um formato de caráter nacional com a incorporação de novos núcleos oriundos de outros estados. Mas como seria esse mestrado? Seria mais um curso de atualização de conteúdo focado no fornecimento de informações factuais e interpretações relativas a esses eventos e temáticas? A despeito de algumas diferenças, um ponto foi consensual desde o início entre o grupo de professores participantes: o curso deveria ter a teoria da história e a historiografia como foco central. Isso queria dizer que o mais importante era trabalhar com o processo de construção do conhecimento histórico e com a premissa de que todas as temáticas abordadas deveriam estar relacionadas com a sua prática na sala de aula. Partindo dessa perspectiva foram definidos objetivos para a capacitação de docentes em nível de Mestrado Profissional, tais como: qualificar os mestrandos/docentes para desenvolver múltiplas competências comunicativas dos alunos em ambiente on-line e off-line; desenvolver com os mestrandos/docentes estratégias para estimular a capacidade de verificação da fidedignidade das informações históricas, levando em consideração sua origem, o momento e o contexto de sua produção; oferecer subsídios para o reconhecimento do potencial patrimonial dos espaços urbanos e rurais para o ensino de História na Educação Básica; fornecer instrumental para que os mestrandos/docentes possam conduzir o processo de avaliação crítica da realidade em suas múltiplas facetas. O desdobramento desses objetivos se concretizou na definição das áreas de concentração e das linhas de pesquisa. A descrição da área de concentração em Ensino de História explicita quais são as diretrizes adotadas partindo de uma pergunta. Como o conhecimento histórico pode contribuir para a reflexão sobre a relação entre passado/presente/ futuro, permeada pela lembrança, pelo esquecimento e pelas expectativas de indivíduos e grupos, considerando que lembrar e esquecer são aspectos constitutivos da vida em sociedade, das identidades culturais e do pertencimento político? Partindo dessa questão, a pós-graduação com ênfase em Ensino de História dirige-se a duas demandas complementares. De um lado, à exigência de reflexão sobre o ensino escolar, considerando seus saberes e práticas, bem como a relação com a disciplina de referência. De outro, à necessidade de compreensão das múltiplas formas de ensinar e aprender História vigentes na sociedade contemporânea, para além da escola, que tensionam continuamente tanto a historiografia profissional como o ensino da disciplina em seus diferentes níveis. Isso porque o movimento atual em direção à memória e a luta por direitos contribuiu para acirrar as disputas sobre a escrita e o ensino da História, diversificando suas formas e promovendo múltiplos usos (e abusos) do passado. Cabe ao profissional da área investigar esse complexo movimento e os variados recursos ao conhecimento histórico, de modo a compreender a historicidade das experiências e as muitas possibilidades de escrever e ensinar a História. No que se refere às linhas de pesquisa três temáticas foram definidas. Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linguagens e Narrativas Históricas, Produção e Difusão e Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória. Concluído o projeto do Mestrado Profissional em Ensino de História em rede nacional tendo como âncora a UFRJ e reunindo 12 Universidades de diferentes localidades, o resultado foi apresentado à Capes para avaliação e aprovado em agosto de 2013. Iniciado com esse pequeno número de instituições, atualmente o ProfHistória reúne 39 núcleos distribuídos em quase todos os estados da federação, 554 professores credenciados, já titulou 771 egressos e possui no momento 1141alunos matriculados. Esse percurso seguido até aqui atesta a propriedade da opção feita no momento inicial e o empenho e a dedicação daqueles que se engajaram nessa empreitada. A publicação agora lançada pelo núcleo do ProfHistória da Universidade Federal de Tocantins com os trabalhos oriundos de suas egressas, das egressas de outros núcleos e de algumas professoras do programa é um exemplo da contribuição do ProfHistória para a formação continuada dos professores (as) e para a melhoria da educação brasileira. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 311.760 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência Femininas | pt_BR |
Título: dc.title | Fazer e ensinar história(s): experiências femininas no Profhistória | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FAZER E ENSINAR HISTÓRIA_e-book.pdf | 311,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/646948/2/FAZER E ENSINAR HISTÓRIA_e-book.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons