Experiência docente no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLiteracia Científica Editora & Cursospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFontes, Francisco Lucas de Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Alexsandra Maria Ferreira de Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Hallyson Leno Lucas da-
Autor(es): dc.contributor.authorLucena, Daniel Telemago Silva de-
Autor(es): dc.contributor.authorLemos, Jaqueline de Barros-
Autor(es): dc.contributor.authorJesus, Ofélia Lima de-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Samara Sales Gomes de-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Kelven Rubson Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa Júnior, Napoleão Bonaparte de-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Mariana Ayremoraes-
Autor(es): dc.contributor.authorBandeira, Rawenna Tallita Da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Clóvis Corrêa de-
Autor(es): dc.contributor.authorSanto, Ilana Maria Brasil do Espírito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-08T22:36:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-08T22:36:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-
identificador: dc.identifier.otherEXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646877-
Resumo: dc.description.abstractOBJETIVO: Relatar a experiência docente no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, realizado a partir da disciplina de “Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso” presente no curso de pós-graduação lato sensu em Enfermagem em Nefrologia. A disciplina possuía carga horária de 30 horas/aula e foi ministrada no final de semana de 27 e 28 de fevereiro de 2021 para 11 enfermeiros. Com a pandemia da COVID-19 e as medidas restritivas adotadas pelos governos estadual e municipal, as aulas tiveram que passar por adaptações e foram realizadas de maneira on-line por meio da plataforma de videoconferência Google Meet. RESULTADOS: Mediante esta experiência foi possível identificar desafios advindos da pandemia e do ensino remoto emergencial. Tais obstáculos atravessam uma prática de ensino diferenciada e nova na vida daqueles que precisaram ressignificar a presencialidade neste período pandêmico, com a exigência imediata de mudanças e adaptações na construção de conhecimentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É fundamental valer-se de reflexões e reconsiderações acerca do papel da educação na atuação de docentes, na formação qualificada que se adeque também a este novo cenário tecnológico e na construção de um ensino-aprendizagem a partir da conjuntura da pandemia da COVID-19, repensando também o modelo híbrido que passou a ser adotado pela maioria das instituições de ensino em 2022.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent708 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocente de Enfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Pós-Graduaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19pt_BR
Título: dc.titleExperiência docente no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons