Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Rosilene Pereira Da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-08T12:54:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-08T12:54:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646757 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo mostrar que é possível utilizar tecnologias imersivas em atividades no Ensino de Sociologia a partir da aquisição de equipamentos de baixo custo, utilizando materiais e aplicativos disponíveis de forma gratuita em plataformas da internet. Ao inserir um recurso tecnológico novo no ambiente escolar não propomos uma situação de “deslumbramento”, mas o uso consciente, permeado de intencionalidades, por professores dispostos a dialogar com a Cultura Digital em benefício da educação. Com foco na formação de professores da educação básica, o trabalho se estende à produção do material didático “Tecnologias Digitais de Imersão no Ensino de Sociologia”, apresentando as possibilidades do uso da realidade virtual na sala de aula de modo a estimular a participação e interação dos jovens na análise dos fenômenos sociais a partir dos conhecimentos sociológicos. Para isso, exploramos estudos atuais sobre a Juventude, sociabilidade e Tecnologias digitais na escola, sobretudo conceitos das tecnologias de imersão com foco na Realidade Virtual. De modo a compreender as diferenças entre as modalidades de imersão: Realidade Aumentada e Realidade Virtual, com foco na segunda como estratégia pedagógica para o ensino de sociologia. Para este estudo utilizamos como metodologia de pesquisa o levantamento bibliográfico de discussões acerca do tema, vinculado a pesquisa exploratória com a metodologia do protótipo "Personagens que habitam a sala de aula" para levantamento de dados e produção do material proposto. Apresentamos a descrição da produção e testagem do material didático, quando foi realizada pesquisa quantitativa com aplicação de questionário com professores de sociologia da rede pública e privada. No contexto das tecnologias de imersão com o uso da realidade virtual, neste trabalho propomos inspirar professores dispostos a conhecer, agregar e adequar o uso de linguagens e artefatos tecnológicos aos novos tempos escolares, abrindo outros espaços para a presença da Sociologia na educação básica. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Olhar sociológico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade Virtual | - |
Título: dc.title | Tecnologias digitais de imersão para o ensino de sociologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC Rosilene Silva.pdf | 11.55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/646757/4/TCC Rosilene Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons