Tecnologias digitais de imersão para o ensino de sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Rosilene Pereira Da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-08T12:54:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-08T12:54:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-30-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646757-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo mostrar que é possível utilizar tecnologias imersivas em atividades no Ensino de Sociologia a partir da aquisição de equipamentos de baixo custo, utilizando materiais e aplicativos disponíveis de forma gratuita em plataformas da internet. Ao inserir um recurso tecnológico novo no ambiente escolar não propomos uma situação de “deslumbramento”, mas o uso consciente, permeado de intencionalidades, por professores dispostos a dialogar com a Cultura Digital em benefício da educação. Com foco na formação de professores da educação básica, o trabalho se estende à produção do material didático “Tecnologias Digitais de Imersão no Ensino de Sociologia”, apresentando as possibilidades do uso da realidade virtual na sala de aula de modo a estimular a participação e interação dos jovens na análise dos fenômenos sociais a partir dos conhecimentos sociológicos. Para isso, exploramos estudos atuais sobre a Juventude, sociabilidade e Tecnologias digitais na escola, sobretudo conceitos das tecnologias de imersão com foco na Realidade Virtual. De modo a compreender as diferenças entre as modalidades de imersão: Realidade Aumentada e Realidade Virtual, com foco na segunda como estratégia pedagógica para o ensino de sociologia. Para este estudo utilizamos como metodologia de pesquisa o levantamento bibliográfico de discussões acerca do tema, vinculado a pesquisa exploratória com a metodologia do protótipo "Personagens que habitam a sala de aula" para levantamento de dados e produção do material proposto. Apresentamos a descrição da produção e testagem do material didático, quando foi realizada pesquisa quantitativa com aplicação de questionário com professores de sociologia da rede pública e privada. No contexto das tecnologias de imersão com o uso da realidade virtual, neste trabalho propomos inspirar professores dispostos a conhecer, agregar e adequar o uso de linguagens e artefatos tecnológicos aos novos tempos escolares, abrindo outros espaços para a presença da Sociologia na educação básica.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectOlhar sociológico-
Palavras-chave: dc.subjectCultura Digital-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade Virtual-
Título: dc.titleTecnologias digitais de imersão para o ensino de sociologia-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons