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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MATOS, Regina Riter de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-08T12:09:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-08T12:09:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Regina Riter de Matos_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646756 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A crise pandêmica causada pela COVID-19 transformou em âmbito global os padrões de vida de todas as pessoas, em função das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de distanciamento social. A sociedade brasileira teve suas rotinas e dinâmicas sociais alteradas, escolas e universidades fecharam suas portas e adotaram modalidades de trabalho remotas, com o intuito de preservar a vida. As relações de trabalho foram alteradas em diferentes setores da economia, com a migração do trabalho para os domicílios dos trabalhadores. No setor de serviços, o segmento da Educação teve grandes mudanças. No Estado do Paraná foram adotadas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino remoto emergencial (ERE), uma solução temporária para disponibilizar um formato de ensino-aprendizagem, modalidade de trabalho que chegou repleta de desafios no que tange a aprendizagem para docentes, que precisaram adaptar-se às novas configurações do trabalho de maneira remota. A presente dissertação de mestrado tem como objetivo compreender as dinâmicas dessa modalidade e, sobretudo, levantar as condições objetivas de trabalho dos docentes. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, trazendo os resultados da aplicação de um questionário na plataforma Google Forms, com 32 questões e que contou com a participação de docentes voluntários da rede estadual de ensino do Paraná, com um total de 149 respostas consideradas válidas, além de entrevistas com 6 professores da disciplina de sociologia e com uma representante sindical. Entre os achados da pesquisa observou-se que o ensino remoto ampliou as pressões sobre os professores, intensificando o trabalho e alterou a dinâmica doméstica e familiar. Identificaram-se, entre as dificuldades nessa modalidade de trabalho, problemas quanto ao uso das ferramentas digitais, a falta de equipamentos e móveis adequados para o labor em suas residências, porém, impelidos pelo contexto pandêmico e pela necessidade de desenvolver novas dinâmicas de aprendizagem, adaptaram-se ao trabalho remoto, assumindo integralmente os custos e o ônus do trabalho nas novas condições. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2860 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho; Ensino remoto emergencial; COVID-19 | pt_BR |
Título: dc.title | O TRABALHO REMOTO DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO PARANAENSE DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFSOCIO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PROFSOCIO - UFPR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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