Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosário, Meiriane Rebouças da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura Neto, Luís Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Fábio Alexandre Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-07T18:14:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-07T18:14:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NO CONSELHO DE CLASSE: quem ganha com isso? | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646676 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente minicurso “Participação estudantil no conselho de classe: quem ganha com isso?”, constitui-se um produto educacional desenvolvido do Programa de Pós graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró. Caracteriza-se como uma proposta de minicurso a ser desenvolvido em turmas do Ensino Médio Integrado, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da participação estudantil no conselho classe na educação profissional e tecnológica, tendo como temática a participação estudantil no conselho de classe a partir de discussões acerca dos conceitos de gestão democrática e participação na EPT e da reflexão sobre o conselho como instrumento de promoção da participação, bem como do próprio regulamento do conselho de classe. Ele poderá ser utilizado como recurso norteador para servidores das equipes pedagógicas e professores coordenadores de cursos integrados na organização da participação estudantil no conselho de classe, bem como por outras instituições de ensino que tenham interesse em discutir a temática, podendo ser adaptado, se necessário, as peculiaridades de cada realidade, uma vez que cada uma tem as suas especificidades que devem ser consideradas. O ideal é que não seja um grande número de participantes para que as interações sejam mais efetivas, o que ficaria mais difícil com um número excessivo de participantes. O ministrante terá autonomia para estipular/adequar o tempo necessário para se trabalhar, bem como fazer as devidas adaptações aos temas e estratégias que são propostas, de acordo com o contexto e também com o público que se está trabalhando. A partir dessa proposta de formação espera-se que os estudantes se apropriem de conhecimentos que lhe permitam perceber a dimensão da participação estudantil nos espaços de tomada de decisões que implicam diretamente na sua vida acadêmica, e que busquem ocupar esses espaços não só com a presença física, mas principalmente com a efetiva participação. Almeja-se que as orientações e sugestões reunidas neste material possam atender as expectativas de todos que a ele recorrerem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 39 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Conselho de Classe | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Participação estudantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnolófica | pt_BR |
Título: dc.title | PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NO CONSELHO DE CLASSE: quem ganha com isso? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT Mestrado Profissional em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NO CONSELHO DE CLASSE_.pdf | 5,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/646676/2/PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NO CONSELHO DE CLASSE_.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons