PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NO CONSELHO DE CLASSE: quem ganha com isso?

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosário, Meiriane Rebouças da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorMoura Neto, Luís Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Fábio Alexandre Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-07T18:14:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-07T18:14:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-17-
identificador: dc.identifier.otherPARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NO CONSELHO DE CLASSE: quem ganha com isso?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646676-
Resumo: dc.description.abstractO presente minicurso “Participação estudantil no conselho de classe: quem ganha com isso?”, constitui-se um produto educacional desenvolvido do Programa de Pós graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró. Caracteriza-se como uma proposta de minicurso a ser desenvolvido em turmas do Ensino Médio Integrado, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da participação estudantil no conselho classe na educação profissional e tecnológica, tendo como temática a participação estudantil no conselho de classe a partir de discussões acerca dos conceitos de gestão democrática e participação na EPT e da reflexão sobre o conselho como instrumento de promoção da participação, bem como do próprio regulamento do conselho de classe. Ele poderá ser utilizado como recurso norteador para servidores das equipes pedagógicas e professores coordenadores de cursos integrados na organização da participação estudantil no conselho de classe, bem como por outras instituições de ensino que tenham interesse em discutir a temática, podendo ser adaptado, se necessário, as peculiaridades de cada realidade, uma vez que cada uma tem as suas especificidades que devem ser consideradas. O ideal é que não seja um grande número de participantes para que as interações sejam mais efetivas, o que ficaria mais difícil com um número excessivo de participantes. O ministrante terá autonomia para estipular/adequar o tempo necessário para se trabalhar, bem como fazer as devidas adaptações aos temas e estratégias que são propostas, de acordo com o contexto e também com o público que se está trabalhando. A partir dessa proposta de formação espera-se que os estudantes se apropriem de conhecimentos que lhe permitam perceber a dimensão da participação estudantil nos espaços de tomada de decisões que implicam diretamente na sua vida acadêmica, e que busquem ocupar esses espaços não só com a presença física, mas principalmente com a efetiva participação. Almeja-se que as orientações e sugestões reunidas neste material possam atender as expectativas de todos que a ele recorrerem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent39 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectConselho de Classept_BR
Palavras-chave: dc.subjectParticipação estudantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnolóficapt_BR
Título: dc.titlePARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NO CONSELHO DE CLASSE: quem ganha com isso?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT Mestrado Profissional em Rede Nacionalpt_BR
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