Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CIEP 449 - Governador Leonel de Moura Brizola - Brasil-França | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Andréia Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fraga, Nayhara Marylin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-07T13:25:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-07T13:25:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Modelos didáticos de microrganismos com a utilização de tecidos reaproveitados | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646582 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na Educação Básica, o ensino sobre microrganismos é parte integrante do componente curricular de Ciências e Biologia. Por se tratarem de estruturas microscópicas, invisíveis a olho nú e não palpáveis, se torna de suma importância uma abordagem mais dinâmica, de forma que seja lecionada através de metodologias que venham a descomplicar os conteúdos, assumindo estratégias de ensino mais claras e objetivas. Dentro do contexto interdisciplinar, Artes e Ciências demonstram que podem trabalhar juntas, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem, dentro de uma dimensão mais global, onde o aluno é levado a desenvolver diversas competências e habilidades necessárias ao aprendizado. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma atividade com alunos da 2ª série do Ensino Médio do CIEP 449-Governador Leonel de Moura Brizola – Brasil-França, durante as aulas de Biologia e Artes. Essa atividade foi desenvolvida em quatro etapas: 1) contextualização, 2) seleção dos microrganismos e levantamento do material; 3) levantamento bibliográfico; 4) oficina de construção de modelos. Foram confeccionados 10 modelos dos seguintes microrganismos: Penicillium sp.(fungo), Euglena sp. (alga unicelular), Leishmania sp. (protozoário), Escherichia coli, Helicobacter pylori, Mycobacterium tuberculosis, Vibrio cholerae, Listeria sp. (bactérias,) Herpesvírus sp.e Ebolavírus sp. A proposta pedagógica dessa atividade, de caráter interdisciplinar, contribuiu bastante para desenvolver habilidades artísticas, cognitivas, linguísticas e cientificas nos alunos, colaborando para despertar uma nova concepção ambiental, norteado através da arte. Portanto, a busca de um ensino integrador que articule os conteúdos da Biologia e da Arte contribuiu para um ensino mais eficaz e inovador facilitando o aprendizado. A criação e o uso de modelos artísticos de microrganismos para fins didáticos, materializando as imagens apresentadas nos livros e na internet, podem auxiliar professores e alunos, no processo de ensino e aprendizagem, promovendo a contextualização do conteúdo de uma forma tátil e viável. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 125Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | microrganismos, modelos didáticos, ciência, arte | pt_BR |
Título: dc.title | Ciência e Arte: confecção de modelos didáticos de microrganismos a partir do reaproveitamento de tecidos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia e Arte | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Modelos didáticos de microrganismos com a utilização de tecidos reaproveitados.pdf | Microrganismos confeccionados | 125,37 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/646582/2/Modelos didáticos de microrganismos com a utilização de tecidos reaproveitados.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons