Ciência e Arte: confecção de modelos didáticos de microrganismos a partir do reaproveitamento de tecidos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCIEP 449 - Governador Leonel de Moura Brizola - Brasil-Françapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Andréia Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorFraga, Nayhara Marylin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-07T13:25:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-07T13:25:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-13-
identificador: dc.identifier.otherModelos didáticos de microrganismos com a utilização de tecidos reaproveitadospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646582-
Resumo: dc.description.abstractNa Educação Básica, o ensino sobre microrganismos é parte integrante do componente curricular de Ciências e Biologia. Por se tratarem de estruturas microscópicas, invisíveis a olho nú e não palpáveis, se torna de suma importância uma abordagem mais dinâmica, de forma que seja lecionada através de metodologias que venham a descomplicar os conteúdos, assumindo estratégias de ensino mais claras e objetivas. Dentro do contexto interdisciplinar, Artes e Ciências demonstram que podem trabalhar juntas, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem, dentro de uma dimensão mais global, onde o aluno é levado a desenvolver diversas competências e habilidades necessárias ao aprendizado. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma atividade com alunos da 2ª série do Ensino Médio do CIEP 449-Governador Leonel de Moura Brizola – Brasil-França, durante as aulas de Biologia e Artes. Essa atividade foi desenvolvida em quatro etapas: 1) contextualização, 2) seleção dos microrganismos e levantamento do material; 3) levantamento bibliográfico; 4) oficina de construção de modelos. Foram confeccionados 10 modelos dos seguintes microrganismos: Penicillium sp.(fungo), Euglena sp. (alga unicelular), Leishmania sp. (protozoário), Escherichia coli, Helicobacter pylori, Mycobacterium tuberculosis, Vibrio cholerae, Listeria sp. (bactérias,) Herpesvírus sp.e Ebolavírus sp. A proposta pedagógica dessa atividade, de caráter interdisciplinar, contribuiu bastante para desenvolver habilidades artísticas, cognitivas, linguísticas e cientificas nos alunos, colaborando para despertar uma nova concepção ambiental, norteado através da arte. Portanto, a busca de um ensino integrador que articule os conteúdos da Biologia e da Arte contribuiu para um ensino mais eficaz e inovador facilitando o aprendizado. A criação e o uso de modelos artísticos de microrganismos para fins didáticos, materializando as imagens apresentadas nos livros e na internet, podem auxiliar professores e alunos, no processo de ensino e aprendizagem, promovendo a contextualização do conteúdo de uma forma tátil e viável.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent125Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectmicrorganismos, modelos didáticos, ciência, artept_BR
Título: dc.titleCiência e Arte: confecção de modelos didáticos de microrganismos a partir do reaproveitamento de tecidos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBiologia e Artept_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons