O ENSINO APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO EXPONENCIAL AUXILIADO PELO GEOGEBRA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Luís Cláudio Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-04T12:50:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-04T12:50:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-21-
identificador: dc.identifier.otherAprendizagem de Equação Exponencial Auxiliado pelo Geogebra - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646397-
Resumo: dc.description.abstractA presente investigação do Programa de Pós - Graduação em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) desenvolve-se por meio de uma pesquisa ação de natureza aplicada e quer contribuir com o ensino de equação exponencial por meio do uso de aplicativos educacionais e a repensar a educação em geral com a utilização da tecnologia da informática em sala de aula. Para sua concretização partimos da seguinte questão de pesquisa: “Uma sequência didática auxiliada pelo uso do Geogebra potencializa a aprendizagem de equação exponencial? Para responder a essa indagação elaboramos uma sequência didática (SD) voltada para o ensino de equação exponencial a partir do uso de um aplicativo Geogebra, que pode ser usado tanto nos computadores como nos dispositivos móveis. Essa sequência didática foi aplicada, tendo como público alvo os alunos do ensino médio. Vamos testar as seguintes hipóteses: a) o uso do aplicativo Geogebra aplicado aos alunos dessa escola promoveu uma aprendizagem mais concreta e mais objetiva; b) os alunos se sentiram mais motivados, quando aprenderam matemática por meio da tecnologia. O objetivo geral foi de testar a eficácia de uma sequência didática auxiliada pelo Geogebra para o ensino de equação exponencial em um ambiente de sala de aula e elencamos como objetivos específicos: Definir e detalhar as teorias e metodologias a serem adotadas; Fazer um estudo sobre o ensino das equações exponenciais em revisão de literatura; Conceituar e descrever o objeto matemático: equações exponenciais; Construir uma sequência didática sobre o ensino de equações exponenciais; Apresentar os procedimentos e planejamento para aplicação da sequência didática e análise de resultados. O resultado dessa investigação foi satisfatório tendo em vista que os estudantes manusearam bem o aplicativo, bem como souberam usá-lo na resolução da equação exponencial e como verificaram também as mudanças de registro no qual se reporta Duval, no aspecto da conversão das linguagens e as relações entre sujeito-objeto, sujeito-instrumento, e instrumento-objeto nas atividades de cunho instrumentais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1629pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Exponencialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquação Exponencialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO EXPONENCIAL AUXILIADO PELO GEOGEBRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais