Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Luís Cláudio Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-04T12:50:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-04T12:50:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Aprendizagem de Equação Exponencial Auxiliado pelo Geogebra - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646397 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente investigação do Programa de Pós - Graduação em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) desenvolve-se por meio de uma pesquisa ação de natureza aplicada e quer contribuir com o ensino de equação exponencial por meio do uso de aplicativos educacionais e a repensar a educação em geral com a utilização da tecnologia da informática em sala de aula. Para sua concretização partimos da seguinte questão de pesquisa: “Uma sequência didática auxiliada pelo uso do Geogebra potencializa a aprendizagem de equação exponencial? Para responder a essa indagação elaboramos uma sequência didática (SD) voltada para o ensino de equação exponencial a partir do uso de um aplicativo Geogebra, que pode ser usado tanto nos computadores como nos dispositivos móveis. Essa sequência didática foi aplicada, tendo como público alvo os alunos do ensino médio. Vamos testar as seguintes hipóteses: a) o uso do aplicativo Geogebra aplicado aos alunos dessa escola promoveu uma aprendizagem mais concreta e mais objetiva; b) os alunos se sentiram mais motivados, quando aprenderam matemática por meio da tecnologia. O objetivo geral foi de testar a eficácia de uma sequência didática auxiliada pelo Geogebra para o ensino de equação exponencial em um ambiente de sala de aula e elencamos como objetivos específicos: Definir e detalhar as teorias e metodologias a serem adotadas; Fazer um estudo sobre o ensino das equações exponenciais em revisão de literatura; Conceituar e descrever o objeto matemático: equações exponenciais; Construir uma sequência didática sobre o ensino de equações exponenciais; Apresentar os procedimentos e planejamento para aplicação da sequência didática e análise de resultados. O resultado dessa investigação foi satisfatório tendo em vista que os estudantes manusearam bem o aplicativo, bem como souberam usá-lo na resolução da equação exponencial e como verificaram também as mudanças de registro no qual se reporta Duval, no aspecto da conversão das linguagens e as relações entre sujeito-objeto, sujeito-instrumento, e instrumento-objeto nas atividades de cunho instrumentais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1629 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Exponencial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Equação Exponencial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO EXPONENCIAL AUXILIADO PELO GEOGEBRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUÍS CLÁUDIO PINTO COSTA Dissertação.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/646397/1/LUÍS CLÁUDIO PINTO COSTA Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: