NARRATIVAS GUARANI NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGöttert, Marjorie Edyanez dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-03T14:56:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-03T14:56:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.othermarjorieedyanezdossantosgottertprofhistóriaufscpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646303-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação parte do meu encontro com as comunidades escolares em que trabalhei na região de Laguna (SC), do meu contato com a Terra Indígena Guarani Tekoa Marangatu e da minha motivação em desenvolver o tema da história e cultura indígena nessas escolas. Também parte das minhas experiências com os imaginários, saberes e vivências dessas comunidades sobre os povos indígenas e, principalmente, no que diz respeito a uma carência generalizada das/os professoras/es sobre como e de que formas abordar e desenvolver o ensino da história e cultura indígena em sala de aula e da dificuldade das escolas em atenderem a Lei nº 11.645/2008. Dessa forma, é objetivo dessa dissertação evidenciar e fortalecer as narrativas indígenas e o seu uso em sala de aula. Para tanto, as narrativas dos próprios Guarani em Santa Catarina e, de maneira especial, na região de Laguna foram fontes fundamentais a essa pesquisa. Também faz parte dos objetivos problematizar as formas e os usos dessas narrativas, estabelecendo uma relação com a perspectiva da decolonialidade e da interculturalidade crítica, bem como com as epistemologias indígenas para a compreensão dos conhecimentos, saberes e símbolos presentes nessas narrativas, onde os conceitos de memória e território serão fundamentais. A dimensão propositiva dessa pesquisa é a construção de um livro digital que parta das narrativas Guarani de comunidades localizadas em Santa Catarina. Um ebook direcionado as/aos professoras/es da região, e que será disponibilizado juntamente ao site da GERED (Coordenadoria Regional de Educação) de Laguna, a fim de facilitar o seu acesso. Pretende-se contribuir para que professoras/es possam desenvolver o tema de forma mais atualizada e qualificada. Ao dar ênfase aos povos indígenas da etnia Guarani na região de Laguna, pensamos estar contribuindo também para a história local e a efetivação da Lei nº 11.645/08. Alguns autores que fundamentaram essa pesquisa foram Walsh, 2007; Luciano, 2006, 2012, 2017; Kayapó, 2019; Munduruku, 2012; Benites, 2014; Mura, 2016.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória. Ensino de história indígena. Narrativas indígenas. Guarani. Memória. Território.pt_BR
Título: dc.titleNARRATIVAS GUARANI NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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