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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Göttert, Marjorie Edyanez dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-03T14:56:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-03T14:56:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | marjorieedyanezdossantosgottertprofhistóriaufsc | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646303 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação parte do meu encontro com as comunidades escolares em que trabalhei na região de Laguna (SC), do meu contato com a Terra Indígena Guarani Tekoa Marangatu e da minha motivação em desenvolver o tema da história e cultura indígena nessas escolas. Também parte das minhas experiências com os imaginários, saberes e vivências dessas comunidades sobre os povos indígenas e, principalmente, no que diz respeito a uma carência generalizada das/os professoras/es sobre como e de que formas abordar e desenvolver o ensino da história e cultura indígena em sala de aula e da dificuldade das escolas em atenderem a Lei nº 11.645/2008. Dessa forma, é objetivo dessa dissertação evidenciar e fortalecer as narrativas indígenas e o seu uso em sala de aula. Para tanto, as narrativas dos próprios Guarani em Santa Catarina e, de maneira especial, na região de Laguna foram fontes fundamentais a essa pesquisa. Também faz parte dos objetivos problematizar as formas e os usos dessas narrativas, estabelecendo uma relação com a perspectiva da decolonialidade e da interculturalidade crítica, bem como com as epistemologias indígenas para a compreensão dos conhecimentos, saberes e símbolos presentes nessas narrativas, onde os conceitos de memória e território serão fundamentais. A dimensão propositiva dessa pesquisa é a construção de um livro digital que parta das narrativas Guarani de comunidades localizadas em Santa Catarina. Um ebook direcionado as/aos professoras/es da região, e que será disponibilizado juntamente ao site da GERED (Coordenadoria Regional de Educação) de Laguna, a fim de facilitar o seu acesso. Pretende-se contribuir para que professoras/es possam desenvolver o tema de forma mais atualizada e qualificada. Ao dar ênfase aos povos indígenas da etnia Guarani na região de Laguna, pensamos estar contribuindo também para a história local e a efetivação da Lei nº 11.645/08. Alguns autores que fundamentaram essa pesquisa foram Walsh, 2007; Luciano, 2006, 2012, 2017; Kayapó, 2019; Munduruku, 2012; Benites, 2014; Mura, 2016. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória. Ensino de história indígena. Narrativas indígenas. Guarani. Memória. Território. | pt_BR |
| Título: dc.title | NARRATIVAS GUARANI NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| marjorieedyanezdossantosgottertprofhistóriaufsc.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/646303/2/marjorieedyanezdossantosgottertprofhistóriaufsc.pdfDownload |
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