ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMONIALIZAÇÃO DO SOFRIMENTO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DOS TEMAS SENSÍVEIS.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authordo Nascimento, Jonas João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-03T14:14:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-03T14:14:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherjonasjoaodonascimentoprofhistóriaufscpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646299-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades dos usos de temas sensíveis no ensino de História a partir da perspectiva da educação patrimonial. Pensando os patrimônios vinculados às histórias de dor e sofrimento, propõe-se investigar metodologias possíveis para que esses espaços de memórias traumáticas sejam objetos de sensibilização no ensino de História. Para tanto, apresentaremos um panorama das transformações que cercam o conceito de patrimônio no século XX e das proposições da educação patrimonial como consequência dessas mudanças. Seguidamente, traremos um balanço quantitativo dos temas sensíveis em ensino de História no meio acadêmico e nos currículos de educação básica. A base teórica para realização deste trabalho parte dos debates da educação patrimonial, assim como das reflexões de Ricoeur quanto ao dever de memória e esquecimento. Como proposição final deste estudo, iremos desenvolver as metodologias debatidas voltadas a um caso específico, o Centro de Documentação e Pesquisa do Instituto Psiquiátrico de Santa Catarina (CEDOPE/IPq). O espaço criado nas dependências de um hospital psiquiátrico faz parte de um movimento de museus que têm surgido em instituições relacionadas à dor e ao sofrimento. A dimensão propositiva pretendida é a de criar uma análise desse acervo, de modo a executar as metodologias desenvolvidas, servindo como um proposta de incentivo ao uso dos temas sensíveis em ensino de História e a educação patrimonial.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória. Educação patrimonial. Sensibilidades. Memória. Museus.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMONIALIZAÇÃO DO SOFRIMENTO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DOS TEMAS SENSÍVEIS.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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