CURTA, COMPARTILHE E SE INSCREVA EM UM ENSINO DE HISTÓRIA ANTIRRACISTA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO, César Augusto Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-03T16:52:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-03T16:52:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherCURTA, COMPARTILHE E SE INSCREVA EM UM ENSINO DE HISTÓRIA ANTIRRACISTApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646273-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho aponta disputas de narrativas históricas no debate público em decorrência das interpretações sobre o passado brasileiro. Devido a presença na internet de vídeos com um caráter revisionista e conservador, elaboramos uma oficina de produção de vídeos no formato de react como uma proposta de prática de ensino de História a ser desenvolvida por professores junto aos estudantes da educação básica. O react é um tipo de produção audiovisual conhecida na plataforma YouTube sendo identificado quando uma pessoa reage comentando e interagindo com os seus espectadores enquanto exibe um vídeo que é o objeto e o foco de seus comentários. No YouTube existem muitas produções e narrativas sobre o passado brasileiro as quais disputam a memória e a interpretação da História com os conhecimentos acadêmicos e escolares. Nesse sentido, ao propormos a oficina de react, estamos nos colocando em disputa pelo passado com base no domínio do verdadeiro. Escolhemos a lei 10.639/2003 com o objetivo de elaborar narrativas que estejam em colaboração com uma educação antirracista. Assim, apresentamos uma elaboração teórica quanto ao conceito de racismo estrutural e etapas do processo para a construção da oficina de react dentro do campo do Ensino de História reforçando o seu lugar de fronteira. Como exemplo, escolhemos o capítulo 5 da série Brasil: A Última Cruzada, do canal Brasil Paralelo, intitulado O Último Reinado. Apontamos na análise do vídeo o reforço do eurocentrismo, da articulação do conceito de raça e a não representatividade da população negra em seu conteúdo. Assim, demonstramos a necessidade de elaboração de outras narrativas históricas e apostamos no formato de vídeo reacts para essa tarefa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.749 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; ensino de História; educação antirracista; narrativas históricas escolares; reactpt_BR
Título: dc.titleCURTA, COMPARTILHE E SE INSCREVA EM UM ENSINO DE HISTÓRIA ANTIRRACISTApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons