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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COELHO, César Augusto Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-03T16:52:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-03T16:52:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | CURTA, COMPARTILHE E SE INSCREVA EM UM ENSINO DE HISTÓRIA ANTIRRACISTA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646273 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho aponta disputas de narrativas históricas no debate público em decorrência das interpretações sobre o passado brasileiro. Devido a presença na internet de vídeos com um caráter revisionista e conservador, elaboramos uma oficina de produção de vídeos no formato de react como uma proposta de prática de ensino de História a ser desenvolvida por professores junto aos estudantes da educação básica. O react é um tipo de produção audiovisual conhecida na plataforma YouTube sendo identificado quando uma pessoa reage comentando e interagindo com os seus espectadores enquanto exibe um vídeo que é o objeto e o foco de seus comentários. No YouTube existem muitas produções e narrativas sobre o passado brasileiro as quais disputam a memória e a interpretação da História com os conhecimentos acadêmicos e escolares. Nesse sentido, ao propormos a oficina de react, estamos nos colocando em disputa pelo passado com base no domínio do verdadeiro. Escolhemos a lei 10.639/2003 com o objetivo de elaborar narrativas que estejam em colaboração com uma educação antirracista. Assim, apresentamos uma elaboração teórica quanto ao conceito de racismo estrutural e etapas do processo para a construção da oficina de react dentro do campo do Ensino de História reforçando o seu lugar de fronteira. Como exemplo, escolhemos o capítulo 5 da série Brasil: A Última Cruzada, do canal Brasil Paralelo, intitulado O Último Reinado. Apontamos na análise do vídeo o reforço do eurocentrismo, da articulação do conceito de raça e a não representatividade da população negra em seu conteúdo. Assim, demonstramos a necessidade de elaboração de outras narrativas históricas e apostamos no formato de vídeo reacts para essa tarefa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.749 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; ensino de História; educação antirracista; narrativas históricas escolares; react | pt_BR |
Título: dc.title | CURTA, COMPARTILHE E SE INSCREVA EM UM ENSINO DE HISTÓRIA ANTIRRACISTA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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CESAR AUGUST0 PEREIRA COELHO-PROFHISTÓRIAUFRJ.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/646273/2/CESAR AUGUST0 PEREIRA COELHO-PROFHISTÓRIAUFRJ.pdfDownload |
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