Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Gilmara de Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-03T15:15:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-03T15:15:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | gilmaradecamposferreiraprofhistóriaufsc | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646268 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta metodológica de Ensino de História para o bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis, a partir do diálogo entre Educação Patrimonial, História local e o uso escolar de fontes históricas. As possibilidades de ação se desdobrarão na investigação e reflexão a partir da proposta de análise de fontes históricas - fontes orais, fontes iconográficas, fontes judiciais, fontes jornalísticas, fontes historiográficas - relacionadas a Lagoa da Conceição; em um Roteiro-expedição pelo bairro, que procurará compreender as questões sócio históricas e ambientais como proposta de Educação Patrimonial e na sugestão de atividades correlatas para serem desenvolvidas durante toda a proposta metodológica. As fontes selecionadas e o roteiro-expedição sugeridos para esta proposta fornecem indícios sobre o passado e o presente da Lagoa e servem para a construção do conhecimento histórico sobre a dinâmica da vida agrícola existente na região até boa parte do século XX. Para além do passado rural, trazem informações do tempo presente do bairro e seus problemas atuais, como a ocupação desordenada, a destruição do meio ambiente natural e a transformação de sua paisagem. Um website foi desenvolvido especialmente para disponibilizar a proposta metodológica para professores, pesquisadores, estudantes e para o público em geral. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória. Ensino de História. Educação Patrimonial. História Local. Fontes Históricas. Lagoa da Conceição. Santa Catarina. | pt_BR |
Título: dc.title | LAGOA DA CONCEIÇÃO E AS MARCAS DE UM PASSADO RURAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
gilmaradecamposferreiraprofhistóriaufsc.pdf | 23,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/646268/2/gilmaradecamposferreiraprofhistóriaufsc.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons