CIDADANIA E GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ABORDAGEM EM REDES SOCIAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPelozato, Jaqueline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-03T14:44:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-03T14:44:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherJAQUELINEPELOZATOPROFHISTÓRIAUFSCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646267-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo geral dessa dissertação é apresentar a análise de uma experiência didática com o uso da rede social Instagram a partir do estudo de concepções de gênero e cidadania. A pesquisa incluiu a realização de uma experiência de uso de uma rede social (Instagram) para interagir com estudantes e professoras/es sobre tais temáticas. A metodologia envolveu a realização de entrevistas exploratórias semiabertas com professoras, e o convite para a construção com os estudantes do Instagram. Realizou-se num primeiro momento uma pesquisa exploratória com 3 professoras do ensino básico público da rede estadual de Santa Catarina com o objetivo de compreender como essas professoras organizavam suas aulas, que materiais utilizavam, dentre outras questões que envolvem o trabalho docente. Após a análise das entrevistas, foi realizada a experiência com a construção de um perfil do Instagram, em diálogo com os/as estudantes. Este perfil, que se chamou @pontosdevistanahistoria, envolveu postagens regulares sobre as questões de gênero e sexualidades envolvidas na construção da cidadania, chamando a atenção para sua conceitualização e sua relação com os direitos humanos. Foram também realizadas ―lives‖ sobre estes temas, possibilitando o diálogo com professoras e especialistas nos temas debatidos. O trabalho remoto, em 2020, devido a COVID 19, não possibilitou um contato direto com os/as estudantes, e nesse sentido houve uma adaptação da metodologia. O contato com os e as estudantes, que seria em sala de aula, acabou sendo principalmente via whatsapp, o que dificultou em alguma medida a participação deles na construção do Instagram e a avaliação de seu envolvimento. Porém, foi possível concluir que os que participaram (curtiram, comentaram, nas lives, nas construções das perguntas) colaboraram para a construção da narrativa, e apresentaram aprendizados, o que nos levou a refletir sobre as potencialidades da rede Instagram para o Ensino de História.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória. Gênero. Cidadania. Ensino de História. Redes Sociais. Instagrampt_BR
Título: dc.titleCIDADANIA E GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ABORDAGEM EM REDES SOCIAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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