Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pelozato, Jaqueline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-03T14:44:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-03T14:44:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | JAQUELINEPELOZATOPROFHISTÓRIAUFSC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646267 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo geral dessa dissertação é apresentar a análise de uma experiência didática com o uso da rede social Instagram a partir do estudo de concepções de gênero e cidadania. A pesquisa incluiu a realização de uma experiência de uso de uma rede social (Instagram) para interagir com estudantes e professoras/es sobre tais temáticas. A metodologia envolveu a realização de entrevistas exploratórias semiabertas com professoras, e o convite para a construção com os estudantes do Instagram. Realizou-se num primeiro momento uma pesquisa exploratória com 3 professoras do ensino básico público da rede estadual de Santa Catarina com o objetivo de compreender como essas professoras organizavam suas aulas, que materiais utilizavam, dentre outras questões que envolvem o trabalho docente. Após a análise das entrevistas, foi realizada a experiência com a construção de um perfil do Instagram, em diálogo com os/as estudantes. Este perfil, que se chamou @pontosdevistanahistoria, envolveu postagens regulares sobre as questões de gênero e sexualidades envolvidas na construção da cidadania, chamando a atenção para sua conceitualização e sua relação com os direitos humanos. Foram também realizadas ―lives‖ sobre estes temas, possibilitando o diálogo com professoras e especialistas nos temas debatidos. O trabalho remoto, em 2020, devido a COVID 19, não possibilitou um contato direto com os/as estudantes, e nesse sentido houve uma adaptação da metodologia. O contato com os e as estudantes, que seria em sala de aula, acabou sendo principalmente via whatsapp, o que dificultou em alguma medida a participação deles na construção do Instagram e a avaliação de seu envolvimento. Porém, foi possível concluir que os que participaram (curtiram, comentaram, nas lives, nas construções das perguntas) colaboraram para a construção da narrativa, e apresentaram aprendizados, o que nos levou a refletir sobre as potencialidades da rede Instagram para o Ensino de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória. Gênero. Cidadania. Ensino de História. Redes Sociais. Instagram | pt_BR |
Título: dc.title | CIDADANIA E GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ABORDAGEM EM REDES SOCIAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JAQUELINEPELOZATOPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/646267/2/JAQUELINEPELOZATOPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons