Aplicativo para o cálculo de probabilidades simples

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Delciana Góes da-
Autor(es): dc.contributor.authorCAETANO, Leonardo Benedito Sarraf-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José Costa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-01T21:58:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-01T21:58:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-01-
identificador: dc.identifier.otherAplicativo para o cálculo de probabilidades simplespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646109-
Resumo: dc.description.abstractISBN: 978-65-00-39048-3 Nos dias atuais, sabemos que existem mais smartphones do que pessoas no mundo, e esse fato não pode ser ignorado pelos processos educacionais, a tecnologia necessita surgir como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem. Diante desses questionamentos, durante as aulas da disciplina Tecnologia de informática, do Mestrado profissional em Ensino de Matemática, ministrada pelos Professores Fábio José Alves e Cinthia Cunha Maradei. Surgiu a ideia da criação de um Livreto com o objetivo de instrumentalizar o aluno para a montagem de um aplicativo através da plataforma do MIT - App Inventor, onde o aluno, não será apenas um usuário do aplicativo, e sim um construtor de um aplicativo, que visa consolidar o conhecimento do Objeto Matemático Probabilidade. Desse modo, novas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os novos paradigmas sobre o processo de evolução tecnológica do mundo contemporâneo faz-se necessário que os alunos tenham acesso à novas tecnologias. Pensando nisso, e na importância que nossos alunos deixem de ser apenas consumidores de tecnologia e passem a ser sujeitos ativos dentro dessa nova perspectivas. Pensou-se em uma estratégia de ensino que possibilitasse aos alunos terem acesso a programação de computador, através da criação de aplicativos. O presente trabalho, busca ajudar os alunos a se aventurarem nesse novo mundo tecnológico e despertar nos alunos a curiosidade para essa tecnologia que é a construção de aplicativos, em que os mesmos, deixam de ser meros reprodutores de conhecimento e passam a criar novas possibilidades de aprendizagem da Matemática através não apenas do uso de aplicativos, mas também da construção de um passo a passo que será direcionado nesse livro. O objetivo desse projeto é permitir que o aluno tenha acesso a plataforma e a possibilidade de criar de um aplicativo para o cálculo de probabilidade, e assim, estimular sua criatividade no sentido de instigá-lo a pensar matematicamente, e a resolução de problemas não apenas de probabilidade, mas também de outros objetos matemáticos que possam estar sendo aprofundados e estimulados pelos professores que tiverem o acesso e curiosidade de utilizar esse livreto em suas aulas. De forma, a dinamizar e tornar a aprendizagem de conteúdos matemáticos mais significativos, bem como instigar a curiosidade de alunos e professores diante dessa nova ferramenta que estará presente nesse livro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent729pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de probabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware App Inventorpt_BR
Título: dc.titleAplicativo para o cálculo de probabilidades simplespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais