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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, SENNA, MARY LÚCIA GOMES SILVEIRA DE ANA MARIZA HONORATO DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-01T19:14:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-01T19:14:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/watch?v=AqVdtKNiEfw | - |
identificador: dc.identifier.other | RODAS NA ESCOLA: Currículo Cultural da Educação Física desafios e possibilidades no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646076 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa foi elaborada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT e objetivou a concepção do produto educacional “Rodas na escola”, um documentário digital que evidencia as possibilidades para trabalho do conteúdo práticas corporais de aventura (PCA) no Ensino Médio Integrado (EMI). O estudo foi fundamentado nos trabalhos de Saviani (1989), Manacorda (1991), Ramos (2010) e Ciavattta (2005), que são referências na categoria trabalho-educação, e Neira (2018), Santos (2016), Nunes (2016) e Bonetto (2016), referências na abordagem do currículo cultural da Educação Física (EF). Este estudo buscou responder a problemática “Como a EF ao trabalhar o conteúdo PCA pode contribuir para a formação integral dos alunos na 1ª série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio?”. Para isso foi realizada uma pesquisa aplicada com objetivo exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso. Como procedimentos metodológicos foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, e para a coleta de dados, questionários e relatos de experiências dos alunos. A pesquisa desenvolvida no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Paraíso do Tocantins, teve com amostra 28 alunos da 1ª série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, 02 professores do Campus Paraíso para o trabalho interdisciplinar e 10 professores de EF que ministram aula no Ensino Médio Integrado, eixo Informação e Comunicação do IFTO, que avaliaram suas práticas. A implementação da proposta de ensino culturalmente orientada, gêneses do documentário, buscou relacionar como o encadeamento dos princípios ético-políticos do currículo cultural pode contribuir para a formação humana integral e a construção de saberes interdisciplinares na 1ª série do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Concebe, a partir da análise dos dados do trabalho, o desafio enfrentado pelos professores no desenvolvimento do trabalho interdisciplinar, incorrendo na interdisciplinaridade restritiva, mas pontual, na ressignificação da prática do carrinho de rolimã. Ainda podemos concluir e reafirmar a contribuição do currículo cultural para formação de identidades solidárias e democráticas que a prática educacional proporcionou. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 42'01'' | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | YOUTUBE | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo Cultural. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Integral | pt_BR |
Título: dc.title | RODAS NA ESCOLA: Currículo Cultural da Educação Física desafios e possibilidades no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
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