RODAS NA ESCOLA: Currículo Cultural da Educação Física desafios e possibilidades no Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, SENNA, MARY LÚCIA GOMES SILVEIRA DE ANA MARIZA HONORATO DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-01T19:14:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-01T19:14:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/watch?v=AqVdtKNiEfw-
identificador: dc.identifier.otherRODAS NA ESCOLA: Currículo Cultural da Educação Física desafios e possibilidades no Ensino Médio Integradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646076-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa foi elaborada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT e objetivou a concepção do produto educacional “Rodas na escola”, um documentário digital que evidencia as possibilidades para trabalho do conteúdo práticas corporais de aventura (PCA) no Ensino Médio Integrado (EMI). O estudo foi fundamentado nos trabalhos de Saviani (1989), Manacorda (1991), Ramos (2010) e Ciavattta (2005), que são referências na categoria trabalho-educação, e Neira (2018), Santos (2016), Nunes (2016) e Bonetto (2016), referências na abordagem do currículo cultural da Educação Física (EF). Este estudo buscou responder a problemática “Como a EF ao trabalhar o conteúdo PCA pode contribuir para a formação integral dos alunos na 1ª série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio?”. Para isso foi realizada uma pesquisa aplicada com objetivo exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso. Como procedimentos metodológicos foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, e para a coleta de dados, questionários e relatos de experiências dos alunos. A pesquisa desenvolvida no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Paraíso do Tocantins, teve com amostra 28 alunos da 1ª série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, 02 professores do Campus Paraíso para o trabalho interdisciplinar e 10 professores de EF que ministram aula no Ensino Médio Integrado, eixo Informação e Comunicação do IFTO, que avaliaram suas práticas. A implementação da proposta de ensino culturalmente orientada, gêneses do documentário, buscou relacionar como o encadeamento dos princípios ético-políticos do currículo cultural pode contribuir para a formação humana integral e a construção de saberes interdisciplinares na 1ª série do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Concebe, a partir da análise dos dados do trabalho, o desafio enfrentado pelos professores no desenvolvimento do trabalho interdisciplinar, incorrendo na interdisciplinaridade restritiva, mas pontual, na ressignificação da prática do carrinho de rolimã. Ainda podemos concluir e reafirmar a contribuição do currículo cultural para formação de identidades solidárias e democráticas que a prática educacional proporcionou.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent42'01''pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeYOUTUBEpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Cultural.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Integralpt_BR
Título: dc.titleRODAS NA ESCOLA: Currículo Cultural da Educação Física desafios e possibilidades no Ensino Médio Integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons