Proposta sobre o uso de tecnologias nas aulas do quinto ano do ensino fundamental: A evolução dos meios de comunicação para entender os conceitos de tempo e espaço

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Virtual do Estado de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorXavier, Abner Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorCarrapato, Carla Cristina Marques Paes-
Autor(es): dc.contributor.authorLamas, Lilian Maritza-
Autor(es): dc.contributor.authorProença, Luciane Maria da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorAguiar, Mauro Pontes-
Autor(es): dc.contributor.authorDa Silva, Nathalia Gomes Floresta-
Autor(es): dc.contributor.authorAguiar, Roselaine Cristina Tizolin-
Autor(es): dc.contributor.authorDe Figueiredo, Vanessa Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-31T22:00:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-31T22:00:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-31-
identificador: dc.identifier.otherProposta sobre o uso de tecnologias nas aulas do quinto ano do ensino fundamental: A evolução dos meios de comunicação para entender os conceitos de tempo e espaçopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645996-
Resumo: dc.description.abstractA proposta de aula a seguir está correlacionada com as disciplinas de Geografia e História, com enfoque nas concepções de espaço e tempo inseridos na perspectiva histórica prevista para o quinto ano do ensino fundamental. A justificativa do tema se dá a partir da pandemia, onde as aulas virtuais foram introduzidas nas escolas e muitos professores não estavam preparados para encarar essa nova realidade. O ensino remoto, nesse contexto, assumiu um papel de extrema importância na educação, tanto no Brasil, como em diversos lugares do mundo. Logo, o objetivo geral da pesquisa é difundir o uso das tecnologias nas aulas de Geografia e História por meio de uma aula virtual, para se alcançar um aprendizado significativo de espaço e tempo. Em relação à metodologia, ela foi composta por revisão de literatura, pesquisa qualitativa, revisão sistemática e trabalhos escolhidos através da escala PEDro. Como resultado, a pesquisa investigou diversos prismas sobre como inovar nas aulas remotas, com a possibilidade de se interagir até em aulas assíncronas. Para tal, foram apresentadas ferramentas tecnológicas como o Google Maps, Zoom, Youtube, entre outros, como aliados para a criação de uma videoaula dinâmica que segue de forma cronológica a história da evolução dos meios de comunicação. Em conclusão, pode-se afirmar que é fundamental envolver o educando, de forma que traga sentido para o seu aprendizado. Os recursos tecnológicos auxiliam com elementos de inovação para as aulas remotas, algo muito necessário para manter o interesse dos discentes no cenário apresentado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent24 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem. Geografia. História. Tecnologias da Informação e Comunicação. Pandemia.pt_BR
Título: dc.titleProposta sobre o uso de tecnologias nas aulas do quinto ano do ensino fundamental: A evolução dos meios de comunicação para entender os conceitos de tempo e espaçopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Pedagogiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de História e Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons