Patrimônio, História Local e Ensino de História: Uma proposta de jogo de cartas sobre o Município de Campo Mourão - PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Paula Évile-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-31T13:02:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-31T13:02:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória_ Paula Évile Cardosopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645876-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho discute a possibilidade de aplicação de metodologias ativas no Ensino de História, visando o trabalho docente no Ensino Fundamental, e apresenta uma proposta de metodologia de ensino ancorada numa abordagem lúdica, por meio de um jogo de cartas que objetiva que aluno ou aluna seja um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. As discussões presentes no trabalho dissertativo e no jogo perpassam o campo do patrimônio material e imaterial e a utilização de fontes na sala de aula, como as fotografias, os documentos oficiais e os jornais. A discussão teóricometodológica problematiza o Ensino de História, a relação entre História, memória e identidade e o estudo da história local. Também se problematiza a questão do jogo como elemento da cultura, partindo de referências clássicas como a de Johan Huizinga, e a relação entre o lúdico e o desenvolvimento da aprendizagem nas fases da criança, ancorados em Piaget e Vygotsky. Todas essas problematizações são acompanhadas do estudo das propostas de documentos que norteiam a educação e o ensino de História, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE) e Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimôniopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLudicidadept_BR
Título: dc.titlePatrimônio, História Local e Ensino de História: Uma proposta de jogo de cartas sobre o Município de Campo Mourão - PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons