Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Paula Évile | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-31T13:02:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-31T13:02:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória_ Paula Évile Cardoso | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645876 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho discute a possibilidade de aplicação de metodologias ativas no Ensino de História, visando o trabalho docente no Ensino Fundamental, e apresenta uma proposta de metodologia de ensino ancorada numa abordagem lúdica, por meio de um jogo de cartas que objetiva que aluno ou aluna seja um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. As discussões presentes no trabalho dissertativo e no jogo perpassam o campo do patrimônio material e imaterial e a utilização de fontes na sala de aula, como as fotografias, os documentos oficiais e os jornais. A discussão teóricometodológica problematiza o Ensino de História, a relação entre História, memória e identidade e o estudo da história local. Também se problematiza a questão do jogo como elemento da cultura, partindo de referências clássicas como a de Johan Huizinga, e a relação entre o lúdico e o desenvolvimento da aprendizagem nas fases da criança, ancorados em Piaget e Vygotsky. Todas essas problematizações são acompanhadas do estudo das propostas de documentos que norteiam a educação e o ensino de História, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE) e Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo educativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
Título: dc.title | Patrimônio, História Local e Ensino de História: Uma proposta de jogo de cartas sobre o Município de Campo Mourão - PR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação ProfHistória_ Paula Évile Cardoso.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/645876/2/Dissertação ProfHistória_ Paula Évile Cardoso.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons