
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Frazão, Sheila Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-31T11:57:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-31T11:57:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Pesquisa Escolar Como Fazer | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645857 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional em forma de livro eletrônico é resultado da pesquisa desenvolvida durante o mestrado profissional em Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2019 e 2022, cuja dissertação tem por título: ‘A orientação da pesquisa escolar na perspectiva do professor de Ensino Médio’. A base teórico-metodológica está amparada nas investigações de Kulhthau (2010), que estabelece a atividade de pesquisa escolar em estágios; nos estudos de Fialho (2004) e de Gasque (2012) sobre saber buscar e usar a informação com foco no pesquisador juvenil; na dinâmica evolutiva da pesquisa escolar proposta por Faqueti (2002) e na perspectiva de construção e reconstrução do conhecimento defendida por Demo (2003). A construção do produto foi substanciada pelos resultados da pesquisa de mestrado, que apontaram a necessidade de amparar o trabalho do professor na orientação aos estudantes para encontrar informações científicas específicas e pertinentes às investigações realizadas. Em sua estrutura apresenta uma contextualização sobre pesquisa escolar e suas especificidades no Ensino Médio, relaciona as etapas do processo de pesquisa, apresenta um roteiro de pesquisa para orientar a busca e uso de informação e para a formatação de trabalhos acadêmicos. Pretende-se que este produto, como suporte ao trabalho do professor, favoreça o desenvolvimento de competências informacionais imprescindíveis para os estudantes de Ensino Médio. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 726 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | pesquisa escolar; suporte ao professor; Ensino Médio | pt_BR |
| Título: dc.title | Pesquisa escolar: como fazer? Orientações para o professor de Ensino Médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Pesquisa Escolar Como Fazer.pdf | 726.48 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/645857/4/Pesquisa Escolar Como Fazer.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons