Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Hortêncio, Joelma da Costa Aranha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-31T11:42:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-31T11:42:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória_Joelma da Costa Aranha Hortêncio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645856 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta uma experiência de ensino-aprendizagem que aconteceu por meio do processo de construção de um jogo desenvolvido com e para os estudantes do Ensino Fundamental. Este estudo visa evidenciar a função didático-pedagógica do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como uma ferramenta pedagógica importante no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Este trabalho também objetiva refletir sobre o tempo, para além da linearidade, analisando suas rupturas, permanências, simultaneidades, continuidades e descontinuidades, de maneira a reconhecer a historicidade do conceito de tempo e a presença das durações no nosso cotidiano. Os pressupostos teóricos que embasaram este estudo foram diálogos entre trabalhos de alguns autores que discutem o tempo histórico nos campos da Teoria da História, os saberes escolares e o ensino de História. Por meio da análise de conceitos sobre o tempo, saberes escolares e o processo colaborativo de desenvolvimento de uma ferramenta didática, para o ensino-aprendizagem de História, pode-se perceber que o lúdico associado ao ensino estimulou a autonomia de pensamento, propiciou questionamentos, a capacidade de indagar sobre fatos do passado e do presente, possibilitou a construção e o fortalecimento de atitudes historiadoras, incentivou o pensamento histórico dos estudantes e favoreceu o desenvolvimento do entendimento sobre o tempo histórico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Construção de Jogo | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDIZAGEM HISTÓRICA E CONSTRUÇÃO DE JOGO: diálogo com alunos do ensino fundamental sobre o tempo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação ProfHistória_Joelma da Costa Aranha Hortêncio.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/645856/2/Dissertação ProfHistória_Joelma da Costa Aranha Hortêncio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons