FALAR SOBRE ALCOOLISMO NA ESCOLA? CONCERVEJA!

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorZAGÔTO, Daniele Giori de Farias-
Autor(es): dc.contributor.authorTERRA, Vilma Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-29T18:05:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-29T18:05:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_ECT_DANIELE GIORI DE FARIAS ZAGÔTO_2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645456-
Resumo: dc.description.abstractCaro educador, Este guia foi elaborado a partir da aplicaçãodo projeto de pesquisa em 2020, durante a realização do curso de mestrado do Programade Pós Graduação em Educação em Ciênci e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. É destinado a professores da educação básica atuantes e em formação, que poderão utilizálo como apoio para aplicação da metodologia proposta ou como auxílio para elaboração de suas aulas. Por meio dele, busca-se promover a Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Médio, através de uma educação CTSA. Para tal, utilizou-se da temática “cerveja”, que foi abordada nos âmbitos sociocientíficos, socioculturais, socioeconômicos, sociotecnológicos, socioambientais, frisando os impactos ambientais da produção de cerveja e as consequências do consumo abusivo do álcool para a saúde pública. A intervenção pedagógica, aqui proposta, encontra-se organizada segundo os Três Momentos Pedagógicos (3MP), propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2018), na qual inclui-se visitas técnicas, aulas práticas no laboratório de química, pesquisas na internet, leitura de reportagens, oficina de cerveja, palestras e aulas abordadas de forma contextualizada e interdisciplinar, fazendo um diálogo entre ass disciplina de Química, Física, Biologia e Sociologia. A oficina de cerveja, assim como as dinâmicas, atividades, roteiros das aulas práticas experimentais, questionários e reportagens utilizados durante a aplicação do projeto: “Falar sobre alcoolismo na escola? Concerveja!” encontram-se neste guia, assim como dicas e adaptações possíveis de serem realizadas para que o projeto possa ser aplicado em outras séries e com outro contexto. Espera-se que com essa intervenção ocorra o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes, e que, para além disso, promova o crescimento pessoal e coletivo, preparando-os para tomada de decisões de forma responsável e consciente. Sugere-se que seja realizado, pelo menos, um breve estudo da metodologia em questão por meio da bibliografia recomendada. Esperamos que você goste do projeto e que aproveite muito o trabalho com eles!!!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,78 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicos. Ensino de Química. Alfabetização Científica. Educação CTSApt_BR
Título: dc.titleFALAR SOBRE ALCOOLISMO NA ESCOLA? CONCERVEJA!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons