Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MOREIRA, Wanderson Pinto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Luciano Lessa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REZENDE, Oscar Luiz Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-29T16:46:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-29T16:46:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_EM_GD 75_EDUCIMAT_2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645400 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta desse produto educacional é oferecer aos professores de Matemá- tica da Educação Básica uma opção de metodologia que favoreça a investigação, o senso crítico e o debate de temas e da formulação de problemas que estão pre- sentes na comunidade em que eles estão inseridos. Esse Guia Didático é fruto da nossa pesquisa de Mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, no período de 2019 a 2021, com alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Serra, Espírito Santo. Aqui o professor encontrará as etapas da preparação e aplicação de uma ativi- dade de Modelagem Matemática usando a concepção do Prof. Dionísio Burak, um dos pesquisadores que se debruçaram sobre essa área, para criar uma estratégia pedagógica que facilite a conduta do professor no momento de pensar sobre a atividade em sala de aula. O Guia está organizado pensando na junção entre teoria e prática, descreven- do etapa por etapa com exemplos e dicas, por meio de uma comunicação simpli- ficada. Nosso objetivo aqui é aliar os conteúdos previstos no currículo do ano em que o professor quiser trabalhar com os materiais disponíveis em sua sala de aula. De modo resumido, apresentaremos a perspectiva de Modelagem Matemáti- ca defendida. Em seguida, cada uma das etapas que podem ser aplicadas para a realização da atividade, tendo como exemplo tanto a pesquisa realizada, quanto outros exemplos que se façam necessários. Esperamos que esse Guia possa ser mais uma ferramenta útil aos professores em sala de aula. A experiência de aliar o contexto social aos conhecimentos ad- quiridos em sala de aula pode levar a construção de um grupo que irá, após a apli- cação dessas atividades, atuar como agentes transformadores da sua realidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,78 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática. Educação Estatística. Competências Estatísticas. Inquérito Sorológico. | pt_BR |
Título: dc.title | ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: GUIA DO PROFESSOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÕ EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons