ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: GUIA DO PROFESSOR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, Wanderson Pinto-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENZONI, Luciano Lessa-
Autor(es): dc.contributor.authorREZENDE, Oscar Luiz Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-29T16:46:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-29T16:46:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_EM_GD 75_EDUCIMAT_2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645400-
Resumo: dc.description.abstractA proposta desse produto educacional é oferecer aos professores de Matemá- tica da Educação Básica uma opção de metodologia que favoreça a investigação, o senso crítico e o debate de temas e da formulação de problemas que estão pre- sentes na comunidade em que eles estão inseridos. Esse Guia Didático é fruto da nossa pesquisa de Mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, no período de 2019 a 2021, com alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Serra, Espírito Santo. Aqui o professor encontrará as etapas da preparação e aplicação de uma ativi- dade de Modelagem Matemática usando a concepção do Prof. Dionísio Burak, um dos pesquisadores que se debruçaram sobre essa área, para criar uma estratégia pedagógica que facilite a conduta do professor no momento de pensar sobre a atividade em sala de aula. O Guia está organizado pensando na junção entre teoria e prática, descreven- do etapa por etapa com exemplos e dicas, por meio de uma comunicação simpli- ficada. Nosso objetivo aqui é aliar os conteúdos previstos no currículo do ano em que o professor quiser trabalhar com os materiais disponíveis em sua sala de aula. De modo resumido, apresentaremos a perspectiva de Modelagem Matemáti- ca defendida. Em seguida, cada uma das etapas que podem ser aplicadas para a realização da atividade, tendo como exemplo tanto a pesquisa realizada, quanto outros exemplos que se façam necessários. Esperamos que esse Guia possa ser mais uma ferramenta útil aos professores em sala de aula. A experiência de aliar o contexto social aos conhecimentos ad- quiridos em sala de aula pode levar a construção de um grupo que irá, após a apli- cação dessas atividades, atuar como agentes transformadores da sua realidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,78 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemática. Educação Estatística. Competências Estatísticas. Inquérito Sorológico.pt_BR
Título: dc.titleETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: GUIA DO PROFESSORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÕ EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons