ALGUNS PORQUÊS SOBRE OS POLIEDROS DE PLATÃO E A RELAÇÃO DE EULER

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSCHUNK, Thaciane Jähring Schunk-
Autor(es): dc.contributor.authorSAD, Ligia Arantes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-29T16:34:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-29T16:34:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-06-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_EM_EDUCIMAT_2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645399-
Resumo: dc.description.abstractEste material é dividido em duas seções Inicialmente são apresentadas tarefas de estudo pautadas na história da matemática, e em seguida algumas orientações didáticas para professores(as) Foi elaborado em 2021 como Produto Educacional de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós graduação em Educação em Ciências e Matemática Educimat, intitulada Produção de significados para poliedros de Platão e relação de Euler numa abordagem utilizando a história da matemática no ensino fundamental Levando em consideração os argumentos reforçadores do uso da história nas aulas de matemática citados por Fauvel 1991 apud Miguel et al 2009 a saber a história constitui se como um elemento motivacional para o ensino de matemática humaniza a matemática apresenta o desenvolvimento histórico de objetos de estudo matemático ajuda na compreensão por parte dos alunos de como os conceitos se desenvolveram contribui como uma mudança de visão do aluno para a matemática oportuniza investigações nas aulas de matemática Na literatura encontramos também alguns argumentos questionadores, como a falta de tempo de professores do ensino básico para criar, testar e avaliar as tarefas de estudo que utilizam a história da matemática e a pouquíssima pouquíssimaquantidadequantidadededematerialmaterialbibliográficobibliográficocomcomsugestãosugestãodedeatividadesatividadesquequepossampossamserserutilizadasutilizadaspelospelosprofessoresprofessoresememsuasuasalasaladedeaulaaula.. Assim, Assim,ememmovimentomovimentoeducacionaleducacionalpropusemospropusemoscriarcriarumumParadidáticoParadidático(online),(online),aafimfimdedecontribuircontribuirparaparaaaproduçãoproduçãodedematerialmaterialdidáticodidáticocomcomalicercealicercenanahistóriahistóriadadamatemática,matemática,configurandoconfigurando--sesecomocomoleituraleituraeeatividadesatividadesdedeensinoensinoeeaprendizagemaprendizagemparaparaooaluno,aluno,aarespeitorespeitododoquequesesedenominadenominaporporpoliedrospoliedrosdedePlatãoPlatãoeeRelaçãoRelaçãodedeEulerEuler.. Em Emalgumasalgumasdessasdessastarefastarefasdedeestudoestudointencionaintenciona--seseresponderresponderalgunsalgunsporquêsporquêsmatemáticos,matemáticos,considerandoconsiderandoaahistóriahistóriaumaumaaliadaaliadanestasnestasexplicaçõesexplicações..ParaParaaaelaboraçãoelaboraçãododomaterialmaterialfoifoilevadolevadoememconsideraçãoconsideraçãoaahistóriahistóriadadahumanidadehumanidadeeeaanecessidadenecessidadededecadacadasociedadesociedadegerargerarconhecimentoconhecimentomatemáticomatemáticocomcomooobjetivoobjetivodederesolverresolverseusseusproblemasproblemascotidianoscotidianos..DesseDessemodo,modo,nossonossoobjetivoobjetivoéétrazertrazerparaparaooensinoensinodedematemáticamatemáticasaberessaberesdadasuasuahistória,história,esclarecimentosesclarecimentospossíveispossíveissobresobredeterminadosdeterminadosobjetosobjetosmatemáticos,matemáticos,poliedrospoliedrosdedePlatãoPlatãoeerelaçãorelaçãodedeEuler,Euler,envolvendoenvolvendotarefastarefasdedeestudoestudojájávalidadasvalidadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,42MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem; Modelo dos Campos Semânticos; Ensino fundamental.pt_BR
Título: dc.titleALGUNS PORQUÊS SOBRE OS POLIEDROS DE PLATÃO E A RELAÇÃO DE EULERpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÕ EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons