Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SCHUNK, Thaciane Jähring Schunk | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SAD, Ligia Arantes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-29T16:34:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-29T16:34:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_EM_EDUCIMAT_2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645399 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material é dividido em duas seções Inicialmente são apresentadas tarefas de estudo pautadas na história da matemática, e em seguida algumas orientações didáticas para professores(as) Foi elaborado em 2021 como Produto Educacional de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós graduação em Educação em Ciências e Matemática Educimat, intitulada Produção de significados para poliedros de Platão e relação de Euler numa abordagem utilizando a história da matemática no ensino fundamental Levando em consideração os argumentos reforçadores do uso da história nas aulas de matemática citados por Fauvel 1991 apud Miguel et al 2009 a saber a história constitui se como um elemento motivacional para o ensino de matemática humaniza a matemática apresenta o desenvolvimento histórico de objetos de estudo matemático ajuda na compreensão por parte dos alunos de como os conceitos se desenvolveram contribui como uma mudança de visão do aluno para a matemática oportuniza investigações nas aulas de matemática Na literatura encontramos também alguns argumentos questionadores, como a falta de tempo de professores do ensino básico para criar, testar e avaliar as tarefas de estudo que utilizam a história da matemática e a pouquíssima pouquíssimaquantidadequantidadededematerialmaterialbibliográficobibliográficocomcomsugestãosugestãodedeatividadesatividadesquequepossampossamserserutilizadasutilizadaspelospelosprofessoresprofessoresememsuasuasalasaladedeaulaaula.. Assim, Assim,ememmovimentomovimentoeducacionaleducacionalpropusemospropusemoscriarcriarumumParadidáticoParadidático(online),(online),aafimfimdedecontribuircontribuirparaparaaaproduçãoproduçãodedematerialmaterialdidáticodidáticocomcomalicercealicercenanahistóriahistóriadadamatemática,matemática,configurandoconfigurando--sesecomocomoleituraleituraeeatividadesatividadesdedeensinoensinoeeaprendizagemaprendizagemparaparaooaluno,aluno,aarespeitorespeitododoquequesesedenominadenominaporporpoliedrospoliedrosdedePlatãoPlatãoeeRelaçãoRelaçãodedeEulerEuler.. Em Emalgumasalgumasdessasdessastarefastarefasdedeestudoestudointencionaintenciona--seseresponderresponderalgunsalgunsporquêsporquêsmatemáticos,matemáticos,considerandoconsiderandoaahistóriahistóriaumaumaaliadaaliadanestasnestasexplicaçõesexplicações..ParaParaaaelaboraçãoelaboraçãododomaterialmaterialfoifoilevadolevadoememconsideraçãoconsideraçãoaahistóriahistóriadadahumanidadehumanidadeeeaanecessidadenecessidadededecadacadasociedadesociedadegerargerarconhecimentoconhecimentomatemáticomatemáticocomcomooobjetivoobjetivodederesolverresolverseusseusproblemasproblemascotidianoscotidianos..DesseDessemodo,modo,nossonossoobjetivoobjetivoéétrazertrazerparaparaooensinoensinodedematemáticamatemáticasaberessaberesdadasuasuahistória,história,esclarecimentosesclarecimentospossíveispossíveissobresobredeterminadosdeterminadosobjetosobjetosmatemáticos,matemáticos,poliedrospoliedrosdedePlatãoPlatãoeerelaçãorelaçãodedeEuler,Euler,envolvendoenvolvendotarefastarefasdedeestudoestudojájávalidadasvalidadas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,42MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem; Modelo dos Campos Semânticos; Ensino fundamental. | pt_BR |
Título: dc.title | ALGUNS PORQUÊS SOBRE OS POLIEDROS DE PLATÃO E A RELAÇÃO DE EULER | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÕ EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons