A soma dos ângulos de um polígono: Construindo uma calculadora no App Inventor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAIA, Elaine Cristina da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorMONTEIRO, Renan Marcelo Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José Costa da-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-27T19:20:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-27T19:20:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
identificador: dc.identifier.otherA soma dos ângulos de um polígono - Construindo uma calculadora no App Inventorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645257-
Resumo: dc.description.abstractISBN: 978-65-00-38837-4 A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano, que em sua minimalidade atualmente é capaz de se instalar em qualquer lugar como, por exemplo, em nossos bolsos, ouvidos ou pulsos, quando lidamos com smartphones, fones de ouvido e relógios com alta tecnologia digital. Já que está adentrando aceleradamente em nosso dia a dia, por que não a integrar em nossas práticas educacionais em sala de aula, de modo a fomentar de maneira instrutiva e positiva o aprendizado dos alunos? Nas últimas décadas, expressões como “programação”, “linguagem de programação” ou “linguagem computacional” têm ocupado espaço em nosso meio social, não somente em ambientes que lidam diretamente com esses aspectos, mas também em meio social comum, como por exemplo, a escola. Devido às emergências, com a expansão tecnológica mundial, ouve-se muito falar sobre o ensino de programação na educação básica para nossas crianças e jovens, e isso nos impulsiona a formular estratégias que possam trazer essa realidade para dentro das escolas brasileiras. Inserir na escola os conceitos básicos sobre o que é o ato de programar e de como o fazer é de extrema importância para o desenvolvimento do indivíduo. A linguagem de programação tem a capacidade de aguçar o pensamento lógico e elevar o nível de cognição do aluno de uma forma mais dinâmica e instigante, tal qual afirma Alves (2018) “Quando uma pessoa aprende a programar, ela desenvolve uma nova forma de pensar. Todas as decisões passam a ser tomadas levando em consideração pensamentos sistêmicos e racionais”, sendo assim, à medida que a linguagem de programação for invadindo os espaços escolares, pode-se dizer que paralelamente a sociedade estará sendo elevada a um outro nível de evolução ao que tange os avanços tecnológicos. O principal objetivo deste livreto é o de auxiliar o(a) professor(a) de Matemática na instrução ao ensinar linguagem de programação de um software, o qual facilite o ensino e a aprendizagem de determinado conhecimento matemático. Ao incentivar o aluno a iniciar a programação o docente estará expandido a habilidade intelectual do mesmo, pois a ação de programar por si só aprimora a capacidade de raciocinar e o resultado final, que nesse caso é a construção de uma calculadora, o ajudará a entender melhor determinado conteúdo matemático que esteja sendo trabalhado em sala de aula. Nos próximos tópicos que seguirão no corpo desta construção haverá uma breve exploração do ensino de programação nas escolas e sobre sua importante presença em sala de aula, e também a apresentação da plataforma MIT APP INVENTOR 2 utilizada para a programação de uma calculadora, cuja finalidade é o cálculo da soma dos ângulos internos de um polígono, bem como o passo a passo de sua construção.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1457pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware App Inventorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoma de ângulos internospt_BR
Título: dc.titleA soma dos ângulos de um polígono: Construindo uma calculadora no App Inventorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em ensino de matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais