Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MAIA, Elaine Cristina da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MONTEIRO, Renan Marcelo Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José Costa da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-27T19:20:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-27T19:20:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | A soma dos ângulos de um polígono - Construindo uma calculadora no App Inventor | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645257 | - |
Resumo: dc.description.abstract | ISBN: 978-65-00-38837-4 A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano, que em sua minimalidade atualmente é capaz de se instalar em qualquer lugar como, por exemplo, em nossos bolsos, ouvidos ou pulsos, quando lidamos com smartphones, fones de ouvido e relógios com alta tecnologia digital. Já que está adentrando aceleradamente em nosso dia a dia, por que não a integrar em nossas práticas educacionais em sala de aula, de modo a fomentar de maneira instrutiva e positiva o aprendizado dos alunos? Nas últimas décadas, expressões como “programação”, “linguagem de programação” ou “linguagem computacional” têm ocupado espaço em nosso meio social, não somente em ambientes que lidam diretamente com esses aspectos, mas também em meio social comum, como por exemplo, a escola. Devido às emergências, com a expansão tecnológica mundial, ouve-se muito falar sobre o ensino de programação na educação básica para nossas crianças e jovens, e isso nos impulsiona a formular estratégias que possam trazer essa realidade para dentro das escolas brasileiras. Inserir na escola os conceitos básicos sobre o que é o ato de programar e de como o fazer é de extrema importância para o desenvolvimento do indivíduo. A linguagem de programação tem a capacidade de aguçar o pensamento lógico e elevar o nível de cognição do aluno de uma forma mais dinâmica e instigante, tal qual afirma Alves (2018) “Quando uma pessoa aprende a programar, ela desenvolve uma nova forma de pensar. Todas as decisões passam a ser tomadas levando em consideração pensamentos sistêmicos e racionais”, sendo assim, à medida que a linguagem de programação for invadindo os espaços escolares, pode-se dizer que paralelamente a sociedade estará sendo elevada a um outro nível de evolução ao que tange os avanços tecnológicos. O principal objetivo deste livreto é o de auxiliar o(a) professor(a) de Matemática na instrução ao ensinar linguagem de programação de um software, o qual facilite o ensino e a aprendizagem de determinado conhecimento matemático. Ao incentivar o aluno a iniciar a programação o docente estará expandido a habilidade intelectual do mesmo, pois a ação de programar por si só aprimora a capacidade de raciocinar e o resultado final, que nesse caso é a construção de uma calculadora, o ajudará a entender melhor determinado conteúdo matemático que esteja sendo trabalhado em sala de aula. Nos próximos tópicos que seguirão no corpo desta construção haverá uma breve exploração do ensino de programação nas escolas e sobre sua importante presença em sala de aula, e também a apresentação da plataforma MIT APP INVENTOR 2 utilizada para a programação de uma calculadora, cuja finalidade é o cálculo da soma dos ângulos internos de um polígono, bem como o passo a passo de sua construção. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1457 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Software App Inventor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Soma de ângulos internos | pt_BR |
Título: dc.title | A soma dos ângulos de um polígono: Construindo uma calculadora no App Inventor | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em ensino de matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Tec 06 Elaine e Renan.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/645257/1/Livro Tec 06 Elaine e Renan.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: