Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CUNHA, Dion Espírito Santo da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Rosângela Silva dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FARIAS, Walber do Carmo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-27T19:14:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-27T19:14:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO E APRENDIZAGEM DE SISTEMA DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE 1 GRAU | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645256 | - |
Resumo: dc.description.abstract | ISBN: 978-65-00-38823-7 Como dizia os versos de Eça de Queiroz, “A história é uma velhota, que se repete sem cessar”, os obstáculos na educação matemática, não são contemporâneos. No século XIX as dificuldades no aprendizado dessa disciplina eram postas à realidade, quando o pai da teoria evolutiva, Charles Darwin dizia: “Eu tentei Matemática, mas pego tudo muito devagar”, o físico e químico Michael Faraday tinha dificuldades em provar matematicamente sua proposta de que a “luz visível” era uma forma de radiação eletromagnética. Da mesma forma, na atualidade os problemas de aprendizagens matemáticas ainda persistem, sejam por problemas mentais, insucessos nas metodologias empregadas, falta de formação continuada e outros. Uma das maneiras de amenizar esses entraves é a utilização de recursos tecnológicos com finalidades educacionais. Quando há interesse e motivação as aprendizagens matemáticas ocorrem com mais facilidade, como estamos diante de um cenário em que o uso de aparelhos eletrônicos por parte de nossas dos alunos são mais intensos, por possuírem aplicativos que aguçam a curiosidade e interesse, e consequentemente, servem como forma de entretenimento diário, julgamos importante o uso e construção de aplicativos no MIT App Inventor para o aprendizado de Sistema de equações polinomiais de 1º grau. O MIT App Inventor é um ambiente de programação que permite a todos a criação de aplicativos totalmente funcionais para smartphones e tablets - Android e iOS, e possibilita a democratização do desenvolvimento de software ao capacitar as pessoas na sua própria criação de tecnologia, ao invés de apenas utilizar uma tecnologia já existente. Assim nada melhor do que usar esse ambiente para estimular o aprendizado de Sistema de equações polinomiais de 1º grau com duas incógnitas. O Sistema de equações polinomiais de 1º grau é um objeto de conhecimento ensinado no 8º ano do ensino fundamental, contido na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, a qual respalda em uma das habilidades a Resolução e elaboração de problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los. É composto por: duas equações de 1º grau com duas incógnitas diferentes em cada equação que visa encontrar o par ordenado que satisfaça o sistema. De agora em diante, todas as vezes que usarmos o termo sistema ou sistema de equações estaremos nos referindo a sistema de equações polinomiais de 1º grau formado por duas equações e duas incógnitas, salvo menção em contrário. Além disso, já que o mundo cresce em termos informacionais globais e tecnológicos, a BNCC enfatiza a tecnologia, até mesmo na nomeação de cada área de conhecimento. Tal termo aparece na BNCC como “Matemática e suas tecnologias”, ou seja, essa corrente de informações tecnológicas que vivenciamos não podem passsar despercebidas no setor educacional. A mesma enfoca que a interação da criança “com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas [...]”, proporcionando “[...] o estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir ”[...]. (BRASIL, 2018, p.58). Para a compreensão promissora do Sistema de equações polinomiais de 1º grau, este trabalho tem como objetivo propor a construção de um aplicativo para o ensino de Sistema de equações polinomiais de 1º grau. Assim, este trabalho, está estruturado em seis partes: Na primeira, esplanamos a apresentação do trabalho no qual propomos uma sugestão de uso das Tecnoligias da Informação e Comunicação - TIC’S como um elemento motivador e metodológico para o proceso ensino-aprendizagem do objeto matemático em questão. Na segunda, temos a seção em que apresentamos o software Mit App Inventor que utilizaremos como ambiente de aprendizagem para auxiliar na construção do aplicativo. Na terceira seção apresentamos a parte teórica do nosso objeto matemático, incluindo os métodos de adição e substituição como algoritmo de resoução do sistema e o estudo da propriedade dele que se refere à sua classificação. A quarta refere-se à construção do aplicativo “Sist_Eq1g” para a classificação do sistema e para a verificação das raízes que o satisfazem. A quinta seção trata de um espaço de verificação da aprendizagem por meio de atividades que envolvam situações-problema em que tanto os professores como os alunos deverão resolver os exercícios propostos, à mão, e então conferir os resultados obtidos no aplicativo “Sist_Eq1g”. A sexta e última seção fala das considerações finais do trabalho. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1836 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software App Inventor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de Equações polinomiais de 1º grau | - |
Título: dc.title | ENSINO E APRENDIZAGEM DE SISTEMA DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE 1º GRAU: uso e construção de aplicativos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em ensino de matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Tec 01 DION - ROSÂNGELA - WALBER.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/645256/1/Livro Tec 01 DION - ROSÂNGELA - WALBER.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: