Educação Profissional e Tecnológica em Quadrinhos: cadernos de sugestões ao ensino no PROEJA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Porto Alegrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Flávio Augusto Pagarine-
Autor(es): dc.contributor.authorPRESTES, Liliane Madruga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-28T13:01:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-28T13:01:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-28-
identificador: dc.identifier.otherEducação Profissional e Tecnológica em Quadrinhos: cadernos de sugestões ao ensino no PROEJApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645254-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional resultou da pesquisa desenvolvida no decorrer do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/ IFRS - Porto Alegre. O objetivo foi investigar as potencialidades do uso das histórias em quadrinhos (cuja abreviatura aqui será HQs) como ferramenta de ensino no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi produzido com base na escuta de docentes e estudantes do IFRS/ Porto Alegre e Canoas - RS inseridos no Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Os dados produzidos foram sistematizados neste caderno temático, o qual apresenta subsídios teóricos e metodológicos para a adoção de HQs no contexto de sala de aula, a fim de inspirar docentes que desejam aprimorar e/ou ampliar seus instrumentos educativos no referido programa. O caderno de sugestões está dividido em quatro partes: na primeira parte, apresentamos o prólogo, no qual discutimos rapidamente o conceito de formação integral e as premissas do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA -, segundo Ramos (2008, 2010, 2017) Moura e Henrique (2012) e Freire (1987). Na segunda parte, tratamos das HQs como instrumento de resistência e luta. Essa abordagem se dá em prol da transformação social e da conquista da sala de aula. Na terceira parte, abordamos alguns conceitos básicos para compreender os componentes e a linguagem que formam uma história em quadrinhos, a partir dos estudos de Santos (2019), Rama e Vergueiro (2018) e Ramos (2017). Além disso, são discutidos alguns excertos sobre a Lei de Direitos Autorais, além da indicação de algumas plataformas e sites para criação de HQs e de alguns sites com temáticas que abordam as bases conceituais da EPT utilizando histórias em quadrinhos. Na quarta parte, propomos uma sequência didática adaptada para a utilização de HQs como ferramenta de ensino, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, a partir dos pressupostos de Ramos (2008, 2017), Rosa e Alves (2020), Zabala (1998) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) . Tal sequência foi produzida a partir da escuta de docentes e estudantes de uma turma do PROEJA, tendo como base o mapeamento de conhecimentos prévios desses e, em particular, enfocando a temática do “consumo”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent100 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em Quadrinhospt_BR
Título: dc.titleEducação Profissional e Tecnológica em Quadrinhos: cadernos de sugestões ao ensino no PROEJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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