Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Porto Alegre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Flávio Augusto Pagarine | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PRESTES, Liliane Madruga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-28T13:01:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-28T13:01:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação Profissional e Tecnológica em Quadrinhos: cadernos de sugestões ao ensino no PROEJA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645254 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional resultou da pesquisa desenvolvida no decorrer do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/ IFRS - Porto Alegre. O objetivo foi investigar as potencialidades do uso das histórias em quadrinhos (cuja abreviatura aqui será HQs) como ferramenta de ensino no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi produzido com base na escuta de docentes e estudantes do IFRS/ Porto Alegre e Canoas - RS inseridos no Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Os dados produzidos foram sistematizados neste caderno temático, o qual apresenta subsídios teóricos e metodológicos para a adoção de HQs no contexto de sala de aula, a fim de inspirar docentes que desejam aprimorar e/ou ampliar seus instrumentos educativos no referido programa. O caderno de sugestões está dividido em quatro partes: na primeira parte, apresentamos o prólogo, no qual discutimos rapidamente o conceito de formação integral e as premissas do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA -, segundo Ramos (2008, 2010, 2017) Moura e Henrique (2012) e Freire (1987). Na segunda parte, tratamos das HQs como instrumento de resistência e luta. Essa abordagem se dá em prol da transformação social e da conquista da sala de aula. Na terceira parte, abordamos alguns conceitos básicos para compreender os componentes e a linguagem que formam uma história em quadrinhos, a partir dos estudos de Santos (2019), Rama e Vergueiro (2018) e Ramos (2017). Além disso, são discutidos alguns excertos sobre a Lei de Direitos Autorais, além da indicação de algumas plataformas e sites para criação de HQs e de alguns sites com temáticas que abordam as bases conceituais da EPT utilizando histórias em quadrinhos. Na quarta parte, propomos uma sequência didática adaptada para a utilização de HQs como ferramenta de ensino, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, a partir dos pressupostos de Ramos (2008, 2017), Rosa e Alves (2020), Zabala (1998) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) . Tal sequência foi produzida a partir da escuta de docentes e estudantes de uma turma do PROEJA, tendo como base o mapeamento de conhecimentos prévios desses e, em particular, enfocando a temática do “consumo”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 100 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROEJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em Quadrinhos | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Profissional e Tecnológica em Quadrinhos: cadernos de sugestões ao ensino no PROEJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
EPT em quadrinhos cadernos de sugestoes ao ensino no PROEJA.pdf | EPT em Quadrinhos - | 30,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/645254/2/EPT em quadrinhos cadernos de sugestoes ao ensino no PROEJA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons