Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lunkes, Karen Werlang | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castaman, Ana Sara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-26T17:16:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-26T17:16:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | .Trilha de aprendizagem - iniciação dos profissionais da educação ao serviço público na UFRGS : um guia sobre os percursos institucionais | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645197 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material é dedicado a você que, no período do estágio probatório, tem o desafio de integrar-se à instituição, conhecer os meandros da administração pública e, principalmente, construir uma identidade profissional que conduza à realização pessoal e no trabalho ao longo da vida. Certamente é apenas uma iniciativa que visa a contribuir num processo que envolve outros atores e ações institucionais. Não obstante, é um esforço que busca dar visibilidade ao grupo de pessoas nessa situação e à importância da formação durante uma fase crítica de adaptação ao espaço institucional e à nova carreira que impactará no desempenho e na qualificação do processo educativo do Sistema Nacional de Educação. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) oferecido pela Instituição Associada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, inserido na área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) conduziu o processo de elaboração de uma formação continuada direcionada ao público de servidores em estágio probatório em uma instituição federal de ensino (IFE), no caso a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Concretizada neste livro digital, configura-se em uma reformulação da trilha de aprendizagem de iniciação ao serviço público empreendida na UFRGS até então, na qual o percurso educativo indicado possui foco em estratégias transversais e interdisciplinares, ancorando-se no trabalho como princípio educativo e na busca pela formação humana integral e significativa dos sujeitos, a fim de promover transformações do meio social e cultural no qual estão inseridos. O estudo foi realizado na linha de pesquisa ―Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)‖ que trata dos aspectos pedagógicos e regulamentares para a concepção e organização do espaço educativo. Assim, a pesquisa desenvolvida entre 2019-2021 ― Formação Continuada: contribuições para o desenvolvimento do servidor público em estágio probatório‖ preocupou-se em conciliar aquelas premissas com as diferentes leis e normas do serviço público, da educação nacional e da instituição na qual será desenvolvida a formação sem deixar de considerar seus traços culturais. A partir da aplicação de questionários a 117 servidores em estágio probatório (entre jan./2018 e jul./2020) e 33 chefias, produziram-se diversos dados quali e quantitativos. Mediante a análise por categorias foi possível estabelecer padrões semânticos com repetida frequência nos discursos coletados. Um segundo instrumento analisado foi o relatório de capacitações indicadas nas avaliações do estágio probatório dos servidores técnicos no primeiro ciclo avaliativo (entre jul./2018 e dez./2020). As categorias semânticas identificadas nas duas análises coincidem em aspectos centrais que serviram de base inspiradora para a elaboração dos eixos temáticos propostos na nova trilha. Assim, a elaboração do material é fruto da análise de manifestações de servidores em estágio probatório sobre a experiência do ingresso na UFRGS, representando diversos sentimentos e percepções quanto a vivências individuais e coletivas em distintas realidades. Especificamente quanto à colaboração da capacitação para a integração do servidor ingressante avaliou-se a formação ―Trilha de Aprendizagem Iniciação ao Serviço Público na UFRGS‖ proposta pela Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS (EDUFRGS). Um dos pontos mais relevantes foi a evidente dificuldade em conhecer a estrutura e o funcionamento da Instituição, seja pela dimensão estrutural, a complexidade das relações institucionais ou o espaço físico robusto e as grandes distâncias. Ainda que a Universidade possua diversos meios de comunicação, muitas informações estão dispersas, o que dificulta o acesso a elas. Diante disso, compreende-se o anseio dos novos servidores em ter uma referência para identificar as principais ações a serem tomadas no início da vida funcional. Portanto, o material foi cuidadosamente elaborado para esse público, comunicando de forma clara e objetiva os tópicos de interesse prático e oferecendo oportunidades de reflexão teórico-crítica a respeito da nova carreira, da Instituição de Ensino na qual ingressam e, especialmente, da integração ao grupo de profissionais da educação servidores públicos federais, composto por professores e por técnicos administrativos em educação. Nesse sentido, busca oferecer subsídios que favoreçam a convivência nas relações que estão sendo estabelecidas entre colegas, alunos, comunidade e instituição. O propósito é contribuir para o desenvolvimento dos sujeitos, apresentando um caminho - que pode ser trilhado por diferentes percursos de acordo com a realidade pessoal e circunstancial de cada indivíduo - em direção à formação de servidores, profissionais da educação, cientes de seus direitos e deveres e, mais do que isso, de seu papel social ao atuar em uma IFE. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 6.584k | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Servidores Públicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionais da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trilha de Aprendizagem | - |
Título: dc.title | Trilha de aprendizagem - iniciação dos profissionais da educação ao serviço público na UFRGS : um guia sobre os percursos institucionais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons