Evasão da Escola na Idade Regular e o Retorno para a Educação de Jovens e Adultos

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Autor(es): dc.contributorEditora Uniesmero-
Autor(es): dc.contributor.authorChagas, Ivaldir Donizetti das-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-26T14:55:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-26T14:55:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-26-
identificador: dc.identifier.otherEvasão da Escola na Idade Regular e o Retorno para a Educação de Jovens e Adultos-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645173-
Resumo: dc.description.abstractNa atualidade muitos jovens e adultos que evadiram da escola em idade regular estão retornando para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade de ensino que enfrenta muitos desafios no processo de inclusão de todos que não tiveram oportunidade de estudar na idade regular. Esse cenário motivou esta investigação que teve como objetivo investigar, caracterizar e compreender sobre a evasão de alunos do ensino médio em idade regular e posterior retorno para a conclusão na EJA. Esta pesquisa qualitativa e exploratória tem como fundamento estudos sobre essa temática e está respaldada na legislação vigente sobre o ensino médio e a EJA. Além do estudo bibliográfico e documental foi feita uma pesquisa de campo em uma escola estadual do sul de Minas Gerais, com realização de um minicurso com os alunos da EJA ensino médio da escola pesquisada. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário a esses alunos da EJA. Os resultados mostram que os alunos pesquisados evidenciaram fatores internos e externos a escola que causam a evasão do ensino médio em idade regular. Como fatores internos destacaram: a dificuldade de aprendizagem, dificuldade na organização do tempo, cansaço por estudar no período noturno e a reprovação; e como fatores externos salientaram: a carga horária maçante de trabalho, problemas pessoais, necessidade de trabalhar, necessidade de ajudar a família, cansaço por estudar no período noturno, falta de apoio da família e mudança de residência. São resultados que estão em consonância com a literatura sobre essa temática e que apontam para a necessidade de adequação curricular nesse nível de ensino, de políticas públicas integradoras e de inclusão que venham possibilitar a melhoria da condição social e econômica das famílias e mediar situações vividas pelos alunos no sentido de minimizar as ocorrências da evasão. Os alunos pesquisados também apontaram fatores internos à escola que desencadearam a volta deles para a o ensino médio na EJA, como o período de integralização reduzido e o interesse em concluir o ensino médio; e fatores externos para esse retorno, como a perspectiva de bom emprego, perspectiva de um futuro melhor, perspectiva de ingresso em curso superior, necessidade de formação para o trabalho e perspectiva de prestar concurso. Em suma, a EJA vem possibilitar uma oportunidade mais ampla que a conclusão do ensino médio, a formação de identidade e o desenvolvimento das potencialidades humanas em todas as dimensões.-
Tamanho: dc.format.extent3148-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão da escola na idade regular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectFatores motivadores da evasão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Título: dc.titleEvasão da Escola na Idade Regular e o Retorno para a Educação de Jovens e Adultos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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