Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Angeli, Alessandra Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Ricardo dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-20T19:40:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-20T19:40:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | formacao_continuada_professores_ead_uso_de_rea | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645036 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi elaborado pensando em você, profissional que atua como professor formador, no planejando e na elaboração de aulas para cursos na modalidade a distância (EaD) e, também, aos profissionais que atuam na formação continuada de professores. Refletindo sobre sua atuação na EaD, as vezes você se sinta pressionado a ser um professor autor, criando recursos educacionais inéditos. Entretanto, além de criar recursos educacionais também pretendemos apresentar aqui algumas possibilidades de (re)utilização e adequação de recursos elaborados por terceiros, em variados formatos e múltiplas mídias, que estão disponíveis em comunidades ou repositórios no ciberespaço, denominados Recursos Educacionais Abertos (REA). Nesse sentido, elaboramos uma proposta formativa, de forma coletiva com professores que atuaram na EaD do Instituto Federal de Educação (Ifac), a partir de uma pesquisa- formação, com embasamento teórico- metodológico, buscando responder a seguinte pergunta: Qual proposta formativa é adequada para atender as necessidades dos professores que atuam na EaD do Ifac? A ação-formativa foi organizada por meio de um trabalho de curadoria, selecionando os recursos educacionais disponíveis na Web, principalmente REA, criando atividades que oportunizaram aos participantes o diálogo e a troca de experiências, num trabalho colaborativo e na participação ativa, por meio de princípios de metodologias ativas, na interação e mediação com o conteúdo e no desenvolvimento de uma avaliação formativa, atendendo as concepções de uma Educação a Distância on-line. Este produto foi aplicado a um grupo de professores que atuaram no Centro de Referência de Educação a Distância e Formação Continuada (Cread) do Ifac, entre os meses de maio a agosto de 2021, incluindo nesse período a fase diagnóstica da pesquisa-formação. O Trabalho foi organizado em três partes, sendo a primeira delas, a fundamentação teórica, apresentado os conceitos que sustentaram a construção da formação, desde a Educação a Distância, incluindo o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tomando como base o Moodle, que é a plataforma utilizada na formação. Também é descrita a importância de um trabalho de Curadoria na EaD, as metodologias ativas, a avaliação formativa e os Recursos Educacionais Abertos, que é o foco deste trabalho. Na segunda parte apresentamos o Desenvolvimento do Curso de Formação de Professores de EaD para o uso de Recursos Educacionais Abertos, estabelecida por meio de ações coletivas entre o grupo, desde a fase diagnóstica, o planejamento, a realização da formação e a avaliação do curso, finalizando com as conclusões deste trabalho. Na terceira parte é apresentado o material complementar, composto por uma lista de repositórios e comunidades que dispõem de REA, uma lista de ferramentas para a construção de REA e um instrumento de avaliação de Recursos Educacionais Abertos, adaptado de um REA do Campus Virtual da Fiocruz. Desejamos a você uma leitura instigante e prazerosa, nutrindo o desejo de realizar um trabalho comprometido com a educação contemporânea, considerando as novas relações estabelecidas na cibercultura e que elas estejam presentes em seu trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de Professores. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a Distância. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Educacionais Abertos. | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
formacao_continuada_professores_ead_uso_de_rea.pdf | 10.85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/645036/2/formacao_continuada_professores_ead_uso_de_rea.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons