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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Ingrid Carmo, Ana Carolina Rigoni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-21T23:35:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-21T23:35:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Organização Fora da Caixa | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645025 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nas aulas de Artes Visuais, tanto para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio Integrado, uma modalidade de educação de nível médio que conjuga a formação básica regular com a profissionalizante, a sala de Artes Visuais é elemento condicionante para a construção de saberes. A organização desse espaço, que combina as funções de sala de aula e ateliê, toma parte considerável do trabalho de docentes da área. Apesar disso, não havia estudos desenvolvidos, no âmbito da instituição, que tratassem da organização ou da memória da sala de Artes Visuais. A presente dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa na qual procurou-se verificar quais os usos e as práticas organizacionais dessa sala ambiente nos Anos Iniciais e no Ensino Médio Integrado do Colégio Pedro II. Buscando contribuir com a tecitura de uma memória democrática desses espaços e difundir os saberes-fazeres docentes em torno de sua configuração, foi desenvolvido um guia prático que socializa soluções de organização para ateliês de Artes Visuais na Educação Profissional e Tecnológica. Para a formulação do guia, considerou-se a experiência e as expectativas de professores de Artes Visuais atuantes nas duas etapas formativas. A intenção de aproximar as duas realidades é o entendimento de que a sala de Artes Visuais não é garantida em instalações escolares, em especial em instituições públicas, e o fazer artístico muitas vezes inexiste nos últimos anos de formação. Tal recinto, promotor do ato criativo e da fruição democrática de produções humanas, mereceria particular atenção no Ensino Médio Integrado. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Artes Visuais; Ensino Médio Integrado; Anos Iniciais; Sala de Artes Visuais. | - |
Título: dc.title | Organização fora da caixa: um guia prático para organização de ateliês de artes visuais na EPT | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ARTES VISUAIS | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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ORGANIZAÇÃO FORA DA CAIXA_INGRID-MARIE-DE-MORAES_FINAL.pdf | 9.67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/645025/2/ORGANIZAÇÃO FORA DA CAIXA_INGRID-MARIE-DE-MORAES_FINAL.pdfDownload |
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