Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSP - Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra, Marli de Figueiredo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pantoni, Rodrigo Palucci | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-21T18:46:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-21T18:46:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Orientativo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645023 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material tem por objetivo apresentar uma proposta de formação continuada destinada aos profissionais que atuam no acompanhamento e desenvolvimento de ações voltadas à inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Este material é um guia orientativo que descreve informações oriundas de uma pesquisa para formação docente utilizando-se um conjunto de vídeos curtos. Procurou-se sensibilizar os agentes envolvidos no processo educativo sobre as possibilidades de inclusão escolar do aluno com TEA a partir da caracterização do transtorno, da identificação dos mecanismos institucionais que favorecem o atendimento dos alunos que são Público-alvo da Educação Especial (PAEE) no IFSP e do levantamento de estratégias que podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem desse estudante, enfatizando assim a importância do trabalho colaborativo. Vídeo 1: Ações de inclusão na Rede Federal de Ensino/IFSP https://youtu.be/9XexW0ub9Z8 Vídeo 2: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) https://youtu.be/eYXoSOeu67g Vídeo 3: Transtorno do Espectro Autista (TEA) https://youtu.be/xZzLloUQze0 Vídeo 4: Plano de Ensino Individualizado (PEI) https://youtu.be/eQaG4ggtYjQ Vídeo 5: Estratégias para o acompanhamento de alunos com TEA https://youtu.be/aawnBG9A0KE | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,7mg | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | Formação Docente para Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional do Mestrado | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guia Orientativo.pdf | Este material tem por objetivo apresentar uma proposta de formação continuada destinada aos profissionais que atuam no acompanhamento e desenvolvimento de ações voltadas à inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Procurou-se sensibilizar os agentes envolvidos no processo educativo sobre as possibilidades de inclusão escolar do aluno com TEA a partir da caracterização do transtorno, da identificação dos mecanismos institucionais que favorecem o atendimento dos alunos PAEE no IFSP e do levantamento de estratégias que podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem desse estudante, enfatizando assim a importância do trabalho colaborativo. | 2.72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/645023/2/Guia Orientativo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons