Formação Docente para Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSP - Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinhopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Marli de Figueiredo-
Autor(es): dc.contributor.authorPantoni, Rodrigo Palucci-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-21T18:46:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-21T18:46:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-14-
identificador: dc.identifier.otherGuia Orientativopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645023-
Resumo: dc.description.abstractEste material tem por objetivo apresentar uma proposta de formação continuada destinada aos profissionais que atuam no acompanhamento e desenvolvimento de ações voltadas à inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Este material é um guia orientativo que descreve informações oriundas de uma pesquisa para formação docente utilizando-se um conjunto de vídeos curtos. Procurou-se sensibilizar os agentes envolvidos no processo educativo sobre as possibilidades de inclusão escolar do aluno com TEA a partir da caracterização do transtorno, da identificação dos mecanismos institucionais que favorecem o atendimento dos alunos que são Público-alvo da Educação Especial (PAEE) no IFSP e do levantamento de estratégias que podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem desse estudante, enfatizando assim a importância do trabalho colaborativo. Vídeo 1: Ações de inclusão na Rede Federal de Ensino/IFSP https://youtu.be/9XexW0ub9Z8 Vídeo 2: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) https://youtu.be/eYXoSOeu67g Vídeo 3: Transtorno do Espectro Autista (TEA) https://youtu.be/xZzLloUQze0 Vídeo 4: Plano de Ensino Individualizado (PEI) https://youtu.be/eQaG4ggtYjQ Vídeo 5: Estratégias para o acompanhamento de alunos com TEA https://youtu.be/aawnBG9A0KEpt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,7mgpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleFormação Docente para Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio Integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeanimaçãopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional do Mestradopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Arquivos associados:
Guia Orientativo.pdfEste material tem por objetivo apresentar uma proposta de formação continuada destinada aos profissionais que atuam no acompanhamento e desenvolvimento de ações voltadas à inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Procurou-se sensibilizar os agentes envolvidos no processo educativo sobre as possibilidades de inclusão escolar do aluno com TEA a partir da caracterização do transtorno, da identificação dos mecanismos institucionais que favorecem o atendimento dos alunos PAEE no IFSP e do levantamento de estratégias que podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem desse estudante, enfatizando assim a importância do trabalho colaborativo.2.72 MBAdobe PDF/bitstream/capes/645023/2/Guia Orientativo.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons