Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARCELOS COELHO, Lenir de Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-14T15:05:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-14T15:05:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | As tecnologias na educação de jovens e adultos: contribuições para a prática educativa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644883 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Material Didático Formativo (ebook) constitui-se em um texto de natureza teórico-prático que aborda sobre as tecnologias na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Consiste em um produto educacional que emergiu da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e se apresenta como uma contribuição para a formação continuada dos profissionais da educação, sobretudo, os que atuam na modalidade de educação abordada. O ebook aborda a educação como um espaço de formação do sujeito histórico, sendo a EJA compreendida como campo de luta e superação do trabalhador no contexto da exploração do capital. A concepção de tecnologia que fundamenta as reflexões propostas tem respaldo na concepção crítica de tecnologia que as compreende como construções sociais, portanto, fruto do trabalho dos homens na sua coletividade, para atender suas necessidades de intervenção na natureza. As reflexões e sugestões de práticas educativas que fazem uso das tecnologias são orientadas nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica que se constitui em uma proposta de formação que propicie aos sujeitos envolvidos no processo educativo, o desenvolvimento da consciência crítica e a transformação do contexto social em que estão inseridos. O Material está organizado em três capítulos. No primeiro há uma abordagem do percurso da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, no sentido de compreender como constituiu-se a educação do trabalhador, historicamente, no contexto capitalista. No segundo capítulo é discutido o conceito e as teorias da tecnologia, bem como a relação dessa com a educação. No capítulo três são propostas reflexões, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, sobre os elementos da prática educativa de modo geral e, em particular, no ambiente moodle. São apresentadas algumas contribuições sobre a organização do trabalho pedagógico nesse ambiente virtual de aprendizagem. Ao longo do texto são apresentadas seções de dicas de vídeos, filmes, tutoriais, sugestões de textos e livros, com o objetivo de propiciar ao professor subsídios para aprofundar as reflexões sobre o tema. Na seção “Fala professor” são apresentadas frases dos professores participantes da pesquisa realizada, que convergem com os assuntos abordados nesse texto. A obra é enriquecida com as contribuições da professora Dra. Joana Peixoto, pesquisadora do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e do professor Dr. Caio Sgarbi Antunes, pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo abordados os temas: Tecnologia e educação e Tecnologia, trabalho e a formação do trabalhador, respectivamente. Esse produto educacional é um material de caráter público e, portanto, pode ser acessado de forma livre e gratuita no sítio do repositório digital do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG); no Portal do Professor; no Portal Domínio Público; na Plataforma Sucupira, no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) e na Página do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,92 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias e Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (ProfEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons