Formação X Informação: A ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMattosinho, Lucas Sá-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-14T13:41:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-14T13:41:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-12-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644849-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho se dedica a desmistificar os discursos tecnológicos contemporâneos e suas consequências para a educação pública, à luz da filosofia marxista da tecnologia, tomando como objeto o Curso de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo. O desenvolvimento tecnológico operado pelo capitalismo contemporâneo vem causando transformações profundas na ordem do capital de modo que inúmeros pensadores sugerem que entramos numa nova organização societária que tem como base material e simbólica, a informação. Segundo esse esteio teórico, a educação tradicional, baseada na transmissão de conhecimentos pela figura do professor se tornou obsoleta diante do mar de informações disponíveis em rede, necessitando ser substituída por um modelo de competências, que visa capacitar os indivíduos para a utilização dessas informações nas tarefas cotidianas. O que o discurso da sociedade da informação e do conhecimento omite, a despeito da intenção de parte de seus defensores, são as suas consequências político-ideológicas, que convergem para as teses que apregoam o “fim da história”, ao retirar do horizonte, as perspectivas de uma transformação radical da sociedade.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
Título: dc.titleFormação X Informação: A ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais