Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa Neto, Pedro Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Azevêdo, Luciana Cavalcanti de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-12T22:27:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-12T22:27:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Inglês Arretado: Uma abordagem comunicativa intercultural para o ensino da Língua Inglesa na Educação Profissional como travessia para a formação humana integral | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644801 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa foi realizada na área de concentração da Educação Profissional e Tecnológica – EPT e desenvolvida dentro da linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica – EPT”, contemplando o Macroprojeto 1 de “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, visando propor uma abordagem comunicativa intercultural para o ensino de Língua Inglesa nos cursos de Ensino Médio Integrado da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa como travessia para uma formação humana integral. Além disso, também se buscou conhecer a metodologia utilizada pelos professores da Educação Profissional e a visão dos discentes sobre a importância da língua inglesa e sua cultura. O produto educacional proposto foi uma sequência didática no formato de e-book intitulado “Inglês Arretado”, com atividades propostas para o componente curricular Língua Inglesa, contemplando uma abordagem comunicativa intercultural. Esta pesquisa foca na compreensão da Língua Inglesa com ênfase nas recomendações contidas nos documentos que norteiam os cursos de Ensino Médio Integrado da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa e nos modelos de competência comunicativa intercultural propostos por Byram (1997), Byram, Gribkova e Starkey (2002), Oliveira (2014) e Kramsch (1993). O presente trabalho se enquadra como um estudo quali-quantitativo e perfaz o caminho metodológico do estudo de caso, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa-ação. A pesquisa se dividiu em quatro estágios: uma etapa bibliográfica, uma fase de coleta de informações em campo, um ciclo que compreende o desenvolvimento do produto educacional e uma fase para a validação em sala de aula do produto educacional (pesquisa-ação). As pesquisas bibliográfica e documental apontaram que o ensino de Língua Inglesa na Educação Profissional deve ser pautado por uma abordagem politécnica que contemple o homem omnilateral, incluindo a sua dimensão intercultural. A pesquisa de campo constatou que a maioria dos alunos do EMI têm bastante interesse em aprender mais sobre a cultura dos países anglófonos contextualizada com a cultura nordestina. Quanto aos professores de Língua Inglesa, verificou-se um quadro docente bastante qualificado academicamente, porém 73,4% destes ainda lecionam inglês de forma técnica, usando métodos que não visam a formação integral dos alunos. A pesquisa-ação contou com o desenvolvimento de um produto educacional na forma de uma sequência didática de cinco aulas remotas em que os alunos foram imersos na cultura local e na cultura-outra mediante uma abordagem comunicativa intercultural. Conclui-se, com a presente pesquisa, que é necessária a implementação de atividades significativas que contribuam para o desenvolvimento do componente curricular de Língua Inglesa mediante a utilização de uma abordagem comunicativa intercultural em sala de aula, de modo a contribuir para que os alunos possam ter uma melhor compreensão sobre a interação entre pessoas de culturas diferentes, buscando uma formação humana integral e um diálogo intercultural eficaz. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 31,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en_US | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Língua Inglesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem Comunicativa Intercultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Humana Integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Inglês Arretado: Uma abordagem comunicativa intercultural para o ensino da Língua Inglesa na Educação Profissional como travessia para a formação humana integral | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Inglês Arretado - Ebook - versão final.pdf | 31,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644801/2/Inglês Arretado - Ebook - versão final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons