Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Magarinus, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castaman, Ana Sara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-12T17:46:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-12T17:46:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://youtu.be/ugroB6GTzxU | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DO CINEMA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644777 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Entende-se que a formação humana integral deve ser o objetivo maior de toda educação escolar. Por formação integral admite-se uma educação que contemple o desenvolvimento de todas as dimensões da existência humana e não apenas a aquisição de conhecimentos e habilidades técnicas e instrumentais, úteis para a laboralidade. Para tanto, acredita-se na necessidade de se promover práticas pedagógicas de ensino consoantes a esta proposta. Logo, o ensino de filosofia tem papel fundamental no desenvolvimento dos múltiplos aspectos a que se pretende em uma formação integral e, entre as diversas possibilidades de práticas pedagógicas para o ensino, o cinema se apresenta com grande potencial. Diante do exposto, a presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, procurou compreender os fundamentos e as bases conceituais das práticas pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com a finalidade de elaborar uma proposta de ensino para a filosofia, a partir do cinema, privilegiando assim, a promoção da formação humana integral no ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP). Para tanto, o estudo se caracterizou como de natureza aplicada, do tipo exploratório, a partir de uma abordagem quali-quantitativa. Seu delineamento para a coleta e a análise dos dados compreendeu pesquisa bibliográfica, eletrônica e documental. Considerou-se o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul como o campo de atuação e o seu universo os professores da área de Filosofia que atuam no EMIEP. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line semi-estruturado. A análise das informações foram de conteúdo por categoria e descritiva dos dados. O produto educacional resultante da pesquisa consistiu em um conjunto de vídeos contendo análises filosóficas de filmes, direcionados a professores e estudantes, dispostos em um canal de vídeos na internet. O embasamento teórico que orientou a pesquisa abrangeu, além de autores que fundamentam por meio de uma perspectiva histórico-crítica a EPT e a formação humana integral, a concepção de filosofia a partir dos filósofos franceses Deleuze e Guattari e as implicações desta para o ensino de filosofia, sobretudo, a partir de Sílvio Gallo. Acredita-se que, com os resultados obtidos, foi possível disponibilizar às instituições de ensino da EPT um produto educacional, inscrito enquanto uma proposta de ensino, que permita incentivar a elaboração e a implementação de práticas pedagógicas que envolvam o cinema no ensino de filosofia, comprometidas com a formação integral dos estudantes. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 947MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação humana integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio integrado à educação profissional | - |
Título: dc.title | O ensino de filosofia a partir do cinema | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O_ensino_de_Filosofia_a_partir_do_Cinema.pdf | links de acesso aos vídeos | 5,94 kB | desconhecido | /bitstream/capes/644777/2/O_ensino_de_Filosofia_a_partir_do_Cinema.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons