O ensino de filosofia a partir do cinema

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-
Autor(es): dc.contributor.authorMagarinus, Rodrigo-
Autor(es): dc.contributor.authorCastaman, Ana Sara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-12T17:46:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-12T17:46:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://youtu.be/ugroB6GTzxU-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DO CINEMA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644777-
Resumo: dc.description.abstractEntende-se que a formação humana integral deve ser o objetivo maior de toda educação escolar. Por formação integral admite-se uma educação que contemple o desenvolvimento de todas as dimensões da existência humana e não apenas a aquisição de conhecimentos e habilidades técnicas e instrumentais, úteis para a laboralidade. Para tanto, acredita-se na necessidade de se promover práticas pedagógicas de ensino consoantes a esta proposta. Logo, o ensino de filosofia tem papel fundamental no desenvolvimento dos múltiplos aspectos a que se pretende em uma formação integral e, entre as diversas possibilidades de práticas pedagógicas para o ensino, o cinema se apresenta com grande potencial. Diante do exposto, a presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, procurou compreender os fundamentos e as bases conceituais das práticas pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com a finalidade de elaborar uma proposta de ensino para a filosofia, a partir do cinema, privilegiando assim, a promoção da formação humana integral no ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP). Para tanto, o estudo se caracterizou como de natureza aplicada, do tipo exploratório, a partir de uma abordagem quali-quantitativa. Seu delineamento para a coleta e a análise dos dados compreendeu pesquisa bibliográfica, eletrônica e documental. Considerou-se o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul como o campo de atuação e o seu universo os professores da área de Filosofia que atuam no EMIEP. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line semi-estruturado. A análise das informações foram de conteúdo por categoria e descritiva dos dados. O produto educacional resultante da pesquisa consistiu em um conjunto de vídeos contendo análises filosóficas de filmes, direcionados a professores e estudantes, dispostos em um canal de vídeos na internet. O embasamento teórico que orientou a pesquisa abrangeu, além de autores que fundamentam por meio de uma perspectiva histórico-crítica a EPT e a formação humana integral, a concepção de filosofia a partir dos filósofos franceses Deleuze e Guattari e as implicações desta para o ensino de filosofia, sobretudo, a partir de Sílvio Gallo. Acredita-se que, com os resultados obtidos, foi possível disponibilizar às instituições de ensino da EPT um produto educacional, inscrito enquanto uma proposta de ensino, que permita incentivar a elaboração e a implementação de práticas pedagógicas que envolvam o cinema no ensino de filosofia, comprometidas com a formação integral dos estudantes.-
Tamanho: dc.format.extent947MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP4-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectfilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectformação humana integral-
Palavras-chave: dc.subjectcinema-
Palavras-chave: dc.subjectpráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectensino médio integrado à educação profissional-
Título: dc.titleO ensino de filosofia a partir do cinema-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientada-
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons